TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitalismo -Marx

Trabalho Universitário: Capitalismo -Marx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

1.  Os principais marcos do surgimento

• Consolidação do capitalismo

• Revolução Francesa

• Revolução Industrial

 O por que surgiu? A sociologia se consolidou em resposta dos novos problemas e transformações da sociedade.

 Como foi usada? Foi usada (e ainda é) como instrumento de analise, reflexão e argumento.

2. Marx optou principalmente em romper com o idealismo, falando que a razão não vem do mundo das ideias (teórico) e sim a verdadeira razão vem do valor dos objetos, vem da função pratica das coisas.

3. Categoria Analítica seria um conjunto de fatos históricos e transitórios, em proo de analisar a sociedade. Marx constitui 6 categorias, Que são:

• O trabalho como categoria universal: Seria como definir o homem, pelo seu trabalho, portanto pela sua produção.

• Trabalho concreto e Trabalho abstrato: Basicamente o trabalho concreto determina o valor de uso de um certo objeto, e o Trabalho Abstrato determina o valor de venda de certo objeto. Ambos os trabalhos não são distintos e sim são o mesmo trabalho mas visto de visões diferenciados.

• Trabalho Alienado: Faz do homem um ser alheio, tirando o valor de sua existência pessoal. Dois âmbitos:

Pela produção: Fazendo um trabalho(produção) forçado, sem ter a satisfação própria.

Pela relação objeto-trabalhador: O trabalhador coloca sua vida no objeto produzido e acaba a tirando de si mesmo.

• Práxis: Atividade que o indivíduo se torna diferente dos demais. Eu citaria o exemplo do uso da razão, pois quem usa a razão se torna diferenciado, por saber como resolver os seus problemas.

• Ideologia: Dito por Marx Restrito e negativo, mas após sua morte, esse conceito ganhou um outro conceito, como a totalidade das formas de consciência, e uma outra concepção seria as ideias políticas relacionadas com os interesses de uma classe.

• Real imediato e Concreto pensado: O real imediato pelo método marxiano tinha como conceito ser o ponto de partida, que convertido o objeto de analisado por meio de processos de abstração, mas esta é a etapa final, mostrando que isso é um ciclo onde cada vez de depara com mais analises do concreto pensado, que seria concreto pois é concretizado por meio de muitas determinações, muitas reflexões e pensamentos

4. O trabalho define o agir humano para Marx pois ele defendia uma sociedade controlada pelas classes trabalhadoras e não por religiosos, defendia também que a sociedade era definida por fatores materialistas, por conseguinte o trabalho sendo a escravidão das pessoas pelo proletário, mas levando os trabalhadores a ter capital, como esse acumulo de capital era desigual entre as classes, gerava muitas lutas entre as mesmas, e isso era uma das grandes discussões do autor.

5. Ideologia para Marx era algo negativo, pois era uma distorção, uma representação erronia, falsa das contradições, dos fatos e restrita pois não tinha como totalidade todos os erros e distorções, tendo aparições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com