TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marx E O Capitalismo

Trabalho Universitário: Marx E O Capitalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  205 Palavras (1 Páginas)  •  346 Visualizações

O Capitalismo é um sistema econômico que se desenvolveu a partir da Revolução Industrial, inicialmente na Inglaterra e mais tarde no mundo todo.

Para Marx, a essência do capitalismo era buscar o capital. E, nessa busca incessante pelo dinheiro, não existem impedimentos políticos, éticos ou morais, o que gera a exploração do trabalhador.

Marx afirma ainda que no processo de produção capitalista surge o fenômeno da “alienação”, ou seja, torna-se mais uma peça no sistema produtivo. Não escolhe salário nem horário de trabalho; não é dono dos instrumentos, e nem domina o processo o produtivo, enfim, não se reconhece como autor daquilo que produz, perdendo sua identidade de sujeito e se tornando alienado ao processo.

Nesse cenário, cria-se o que Marx chama de “luta de classes” que é justamente o confronto entre os “burgueses”, também chamados de “capitalistas”, que detém os meios de produção, e enriquecem cada vez mais, e os “proletários” que é a classe trabalhadora que vende sua mão de obra em troca de um salário que, na maioria das vezes, mal dá para se alimentar. A única saída seria a união dos trabalhadores e a formação de sindicatos e associações, para juntos lutarem contra a exploração do trabalhador e por melhores condições de vida.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com