TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casa E Saudae

Trabalho Universitário: Casa E Saudae. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda de maneira ampla, clara e objetiva ideias pertinentes ao campo administrativo, englobando os assuntos relacionados à macroeconomia e microeconomia dentro das suas diferenças e inter-relações. Explora os métodos quantitativos á gestão empresarial e suas vertentes em variados graus de complexidade. Também foi exposto o conceito de ética empresarial inserido no contexto de manutenção do sistema empresarial e os seus limites referentes ao estimulo de consumo.

1 DESENVOLVIMENTO

1.1 Macroeconomia e microeconomia

A economia tem como conceito ser: “Ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos.” (MOREIRA, César Augusto B., 2011).

E propõe soluções para as dificuldades vigentes a sua época e no contexto que esta inserida. Esta por sua vez é dividida em dois pontos de vista, a microeconomia e macroeconomia.

A microeconomia analisa a interação dos agentes econômicos no mercado, adotando o princípio organizador do comportamento racional da pessoa, definindo de forma restrita a otimização das escolhas, que é realizada por cada individuo para alcançar os seus objetivos almejados. E agrega a soma do comportamento dos indivíduos para explicação dos movimentos sociais como um todo. É vista como pequenas unidades econômicas, como empresas e consumidores submetidos a frequentes mudanças.

A macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando o desenvolvimento e a resolução de grandes agregados: nível geral de preços (inflação), a balança de pagamentos e taxas de câmbio e o estoque de moeda e taxas de juros, dentre os quais concerne o presente estudo. Assim, verifica-se que a macroeconomia engloba as unidades econômicas particulares e de mercados peculiares (GARCIA; VASCONCELLOS, 2002).

Na macroeconomia o aumento contínuo e generalizado dos preços é caracterizado como inflação. Para estabelecer uma busca imutável na sua compreensão apropriada e também ser impedido, este elemento é analisado, bem como suas causas e efeitos, pois é um fator que afeta diretamente na vida das pessoas.

O estudo macroeconômico aborda o mercado de câmbio, conhecido como mercado de divisas, no qual é composto pelos diversos agentes econômicos que compram e vendem moeda estrangeira de acordo com suas necessidades.

Relacionado à taxa de juros, a análise macroeconômica investiga o seu comportamento nas múltiplas fatias do mercado no decorrer do tempo. Entende-se por juro, a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro, portanto é necessário para o empreendedor compreender sobre as diversas taxas de juros que são aplicadas no mercado para que desta forma possa constituir sua política de aplicação dos recursos. Existem dois medidores fundamentais de inflação o Índice Geral de Preços ( IGP) e o Índice de Preços ao Consumidor ( IPC), são os índices mais antigos e abrangente. Sendo o IGP o resultado da composição dos preços e o IPC mostra a mudança de preço no varejo. Um exemplo clássico da inflação ocorreu nos anos 1974 a 1994 no Brasil, a inflação no país tomou grandes proporções e constantes oscilações dos preços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com