TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso 1 Filosofia Do Direito

Dissertações: Caso 1 Filosofia Do Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

PAULA MONIQUE BATTESTIN - 201301829821

Caso 1 - O filósofo e a justiça

Com questões práticas sobre riqueza, impostos, crimes, prêmios e castigos, o professor americano Michael Sandel transforma aulas de filosofia em eventos disputadíssimos (Adaptado Revista Época).

MARCOS CORONATO

Dissecar dilemas morais e éticos, sem nenhuma preocupação em definir o lado certo e o errado, é um dos programas de verão mais disputados por estudantes da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, desde 2004. À frente da classe, com a mão firme de um cirurgião revelando camadas e mais camadas de cada questão proposta, está Michael Sandel, filósofo, escritor, palestrante, fenômeno de popularidade e ? seu papel mais importante ? professor que consegue níveis impressionantes de atenção e participação dos alunos.

O curso ministrado por Sandel foi o primeiro da história a ser publicado em vídeo integralmente por Harvard na internet, há três anos. Apelidado de Justice, ou Justiça (seu nome éRazão moral 22), ganhou um site próprio, e as 12 aulas ministradas em 2005 foram reproduzidas no YouTube. A primeira delas, que questiona se um assassinato pode ou não ser moral a depender de seus fins, foi clicada mais de 3,7 milhões de vezes. Se todos os visitantes virtuais a assistem, isso significa que a aula de filosofia chega a um público equivalente a 100 turmas diárias de 40 pessoas.

O que torna uma aula de filosofia tão atraente para tanta gente?

Sandel não tem um carisma especial, não faz muitas piadas nem usa recursos tecnológicos para chamar a atenção. Em vez disso, conduz uma aula bem preparada e ensaiada, com uma linha de raciocínio bem clara. Convida os alunos a participar, individualmente ou em grupo, o tempo todo, no melhor espírito socrático. Inclui as contribuições e dúvidas deles no debate e continua a se aprofundar nos dilemas morais e éticos que propõe. Em momentos-chave das aulas, para lidar com situações específicas, traz ao palco o pensamento de gigantes como o grego Aristóteles, o alemão Immanuel Kant ou o americano John Rawls, de maneira simples mas não simplória. Como resultado, cada aula oferece uma gratificante jornada intelectual. O grande objetivo de Sandel é exortar cada cidadão ? aluno ou internauta ? a usar a filosofia como ferramenta para enfrentar seus dilemas e dúvidas, em vez de fugir deles, e assim tomar decisões melhores no dia a dia.

Pergunta-se:

1. Que é Filosofia?

Resposta: A filosofia é, basicamente, o estudo de questões relacionadas à existência, à verdade, ao conhecimento, aos valores morais, à mente, linguagem e valores estéticos. A palavra filosofia é grega, e significa amor à sabedoria.

A filosofia foca em questões sobre a existência humana, mas não se baseia na fé ou revelação divina, e sim na razão. A filosofia é uma análise racional da existência humana.

2. Qual a utilidade da filosofia hoje?

Resposta: A filosofia ainda é de suma importância, mesmo que muitos não saibam seu significado e acreditam que ela não sirva para nada, a filosofia é na verdade uma forma de aprender a pensar, já quer pensar nos leva a refletir, a raciocinar despertando o nosso senso crítico, o que nos auxilia na construção de uma visão mais ampla de mundo.

A filosofia nos leva a quebrar as barreiras do conhecimento e aumenta nosso poder de argumentação, que é outra importante característica dessa ciência, além de nos ajudar a esclarecer a historia da nossa existência. O homem continua sendo o principal objeto de estudo da filosofia, e quando este não tem o mínimo de entendimento dela está fadado a viver amarrado aos conceitos de senso comum, pois é a filosofia que dá ao homem o desejo de conhecimento, conhecimento este que buscamos até hoje.

Então concluímos que hoje mais do que nunca, precisamos da filosofia, um hoje que vivemos em uma sociedade que pensar está cada vez mais raro, pois as agilidades das coisas estão nos levando a tomar decisões rápidas e sem fundamentos, onde as coisas têm mais valor do que o ser humano.

É na filosofia que vamos ver onde estamos errando, pois ela nos faz pensar, questionar cada coisa, antes de ter uma verdade absoluta sobre algo, assim através dela paramos para refletir em que estamos nos tornando.

3. Pesquise e traga para sala de aula uma reportagem sobre a importância da filosofia nos dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com