TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto Filosofia

Ensaios: Caso Concreto Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  3.049 Visualizações

Página 1 de 2

caso concreto 9

1) O que importa é o motivo. Perguntas para Kant de Michael Sandel.

"A filosofia moral de Kant é poderosa e convincente , mas pode ser difícil de compreender. Principalmente à primeira vista. Se você conseguiu me acompanhar até este ponto, pode ser que várias questões lhe tenham ocorrido.

QUESTÃO 1) O Imperativo categórico de Kant ensina-nos a tratar todos os indivíduos com respeito, como um fim em si mesmos, não seria isso praticamente a mesma coisa que a regra de ouro?Resp.Não. A regra de ouro depende de fatos contingentes que variam de acordo com a forma como cada fum gostaria de ser tratado. O imperativo categórico obriga-nos a abstrair essas contingências e a respeitar as pessoas como seres racionais, independentemente do que elas possam desejar em uma determinada situação.

Após a leitura da citação de Michael Sandel , responda:

1) O que é o imperativo categórico e o que representou na teoria moral de Kant?

2) Se você concorda com o argumento apresentado por Sandel? Justifique sua resposta.

Resposta:

1)O imperativo categórico é uma ordem incondicional que nos dá uma obrigação moral.O que representa mandamentos para agir de determinadas maneiras. Kant pensava que só existia um imperativo categórico básico: Age apenas segundo máximas que possa ao mesmo tempo querer como leis universais.Por outras palavras a mensagem do imperativo categórico é :Age apenas segundo uma máxima que quererias aplicar a toda a gente. Este princípio é conhecido como princípio da universalidade.

2)Sim porque como Sandel argumenta a regra de ouro é relativa ou seja você segue o que certo ou não , vai depender de cada situação ou do contexto.Já o imperativo categórico de Kant invalida essa ação pois ela não segue o princípio universal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com