TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Caso Concreto

Ensaio: Filosofia Caso Concreto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  Ensaio  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 2

Caso Concreto 1 –

a) A importância da filosofia é que com ela conseguimos desvendar as histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe.A Filosofia é a busca constante do conhecimento, da verdade, é um olhar para dentro de nós mesmo, está sempre a procura de respostas, faz o homem refletir, criticar e argumentar.

b) O autor fundamenta a utilidade da filosofia nos tempos atuais, classificando que hoje vivemos o império do útil, seguido do belo e do bom, deixando o verdadeiro por último.

Caso Concreto 2 –

a) Sim, é possível dizer que o texto apresenta uma reflexão filosófica sobre o direito.

b) ‘’ A pergunta pelos fundamentos da justiça vai muito além da crença na sua realidade institucional, uma vez que esta se mostra apenas na órbita dos possíveis e não na esfera fundante disso que nominamos justiça na milenar trajetória da vida do espírito.’’

Filosofia aula 2 – Estácio de Sá – Nova Friburgo

Caso Concreto 1 –

a) Os Sofistas detinham a sabedoria nova, eram professores privados e ensinavam todas as matérias, mas existia uma mais importante que é a retórica que é a técnica de persuasão que trabalha com sentimentos e com a razão. Os sofistas eram adeptos da democracia, para eles não existem valores absolutos, tudo é variável, tudo está em transformação o tempo todo inclusive a ética e a justiça.

Caso Concreto 2 –

a) Sim existem diferenças. Para os sofistas a lei que dita o que é certo ou errado e verdadeiro, as leis que criam os costumes, as regras e os valores. Para Sócrates o bem é o grande valor, pois ele que causa os outros valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com