TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cidadania E Ética

Casos: Cidadania E Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  1.836 Palavras (8 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 8

1.

Montana Química

Projeto "Recicla Montana": Tem por objetivo educar os colaboradores e incorporar noções de reciclagem de materiais no trabalho e em casa. A empresa recicla seu lixo e propicia acesso aos colaboradores a um espaço adequado para trazerem o lixo doméstico. Os recursos obtidos com esta ação revertem em projetos internos coordenados pelo Grupo de Responsabilidade Social, que é formado por colaboradores.

Programa Atuação Responsável: Associada à ABIQUIM – Associação Brasileira das Indústrias Químicas – a Montana Química faz parte do programa Atuação Responsável desde 1992, ocasião em que a iniciativa foi lançada pela entidade.

A adesão ao programa Atuação Responsável reflete a preocupação da Montana Química com as questões ambientais, principalmente com o desenvolvimento sustentável. Trata-se de um modelo de gestão ambiental, saúde e segurança com foco nos colaboradores e parceiros, que conta com reconhecimento internacional. Este programa abrange o desenvolvimento do produto, passando por processos, saúde e segurança do trabalhador até a destinação final do produto fornecido, o que demonstra envolvimento com toda a cadeia produtiva.

Itaú Unibanco

O Itaú Unibanco incorporou a preocupação com o meio ambiente no dia-a-dia da organização e, principalmente, no cotidiano dos funcionários. Há dois anos, o banco criou um concurso de ideias sobre práticas sustentáveis. As melhores propostas, escolhidas com a ajuda dos próprios empregados, são premiadas.

Além de estimular a criação coletiva de iniciativas verdes, o banco também mantém um programa interno de coleta de lixo eletroeletrônico. Em 2009, foram recicladas 116 toneladas de aparelhos descartados em toda a empresa.

Fibria

Mobilizar as comunidades locais das regiões onde atua é uma das estratégias da fabricante de papel e celulose Fibria, que possui fábricas e plantações em 252 municípios em todo o Brasil. No ano passado, a empresa investiu 16 milhões de reais em ações socioambientais nestas regiões.

A verba para os investimentos em projetos dessa natureza é incorporada e definida no orçamento anual da companhia. Em 2010, a Fibria iniciou a construção de uma unidade de plantio de mudas de eucalipto em uma região pobre no sul da Bahia. A expectativa é que a população seja envolvida na produção, que deve gerar 250 novos empregos.

Banco HSBC

O banco HSBC criou, há três anos, um programa para incentivar seus funcionários a disseminar práticas sustentáveis. Batizado de "Climate Partnership", ele treina colaboradores do banco interessados no tema e os estimula a ensinar a colegas de trabalho e a membros de sua comunidade aquilo que aprendeu.

Para o banco, o treinamento de funcionários pode significar negócios no futuro. Até agora, o programa já formou 80 líderes ambientais no Brasil. A expectativa é formar outros 100 até 2012. Em 2009, o HSBC investiu 15,8 milhões de reais em 263 projetos sociais e outros 3,5 milhões de reais em ações de conservação da Mata Atlântica.

Walmart

A gigante do varejo Walmart conseguiu convencer nove de seus principais fornecedores a repensar seus processos de produção para aliar redução de custos a práticas sustentáveis. Lançado há dois anos no Brasil, o programa que conta com parceiros como Johnson & Johnson deve incluir mais 15 empresas fornecedoras em sua segunda fase.

Além desse projeto, o Walmart coletou no ano passado, 6,6 mil toneladas de resíduas com o auxílio de 96 cooperativas de reciclagem. A empresa também conseguiu reduzir em 40% o consumo de água nos hipermercados inaugurados em 2009.

Banco Santander

Estimular o pensamento "verde" entre seus clientes e pequenos empresários é a proposta de sustentabilidade do Santander. O Banco criou até um curso para ensinar empresas a usar critérios ambientais na hora de escolher fornecedores. Até agora, 3 108 pessoas e 1.792 organizações já participaram do programa.

Através de um dos projetos pioneiros de reciclagem de baterias (o Papa-Pilhas), o Santander já reciclou 155,5 milhões de toneladas de pilhas, baterias e celulares. Além disso, o banco possui uma linha de crédito especial para empreendimentos de baixo impacto ambiental.

2.

a. Deficiência Mental: Ela manifesta-se antes dos 18 anos e caracteriza-se por registrar um funcionamento intelectual geral significativamente abaixo da média, com limitações associadas a duas ou mais áreas de conduta adaptativa ou da capacidade do indivíduo em responder adequadamente às demandas da sociedade.

A deficiência mental pode ser de nível:

LEVE: As pessoas com esse nível de deficiência podem desenvolver habilidades escolares e profissionais. Chegando, inclusive a prover a sua manutenção, muito embora necessitem, algumas vezes, de ajuda e orientação em situações sociais diferentes daquelas a que estão acostumados.

MODERADO: O indivíduo com deficiência mental moderada tem capacidade insuficiente de desenvolvimento social. Mas poderá manter-se economicamente através de programas supervisionados de trabalho.

SEVERO: As pessoas portadoras de deficiência mental de nível severo, apresentam pouco desenvolvimento motor e mínimo desenvolvimento de linguagem. Poderão contribuir apenas parcialmente para sua subsistência, em ambientes controlados.

PROFUNDO: As pessoas com a deficiência nesse nível têm um retardo intenso e a capacidade sensorial motora mínima. Mesmo, com suas dificuldades há possibilidades de adquirirem hábitos de cuidados pessoais, através de programas de " condicionamento operante".

Deficiência Visual: A deficiência visual engloba tanto a cegueira como a baixa visão. Podendo ser nos seguintes níveis:

CEGOS: Apresentam perda total ou parcial da visão em tal grau que necessitem de métodos Braille como meio de leitura e escrita ou de outros métodos e recursos para auxilia-os. A cegueira define-se como defeito visual que torne relativamente impossível à pessoa usar a vista como principal meio de aprendizado.

PARCIALMENTE CEGOS: Embora com distúrbios de visão, possuem resíduos visuais em tal grau que Ihes permitam ler textos impressos à tinta, desde que se empreguem recursos didáticos e equipamentos especiais para sua educação. Visão Parcial é um defeito visual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com