TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência Politica

Casos: Ciência Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  893 Visualizações

Página 1 de 5

CIÊNCIA POLÍTICA

ATIVIDADE 01

CASO CONCRETO

Tema: Espaço social da palavra e complexidade do campo político

Leia, atentamente, o trecho do texto: A experiência dos CIEPs: Controvérsias em torno da legitimidade de uma Escola Nova de Adelia Maria Miglievich Ribeiro e Paulo Sérgio Ribeiro da Silva Jr, e responda:

1) Qual o espaço social da palavra política ele se refere? Justifique sua reposta

R: Política educacional. Ela não esta fazendo referência a um espaço geográfico propriamente dito, mas sim ao espaço da discussão, do questionamento, da forma de decidir qual a melhor maneira de atender aos anseios da sociedade.

2) A qual tipo de discurso político ele se refere? Justifique a sua resposta.

R: Ela refere-se ao discurso de idéias, pois em seu texto ela expõe os fatos de forma verdadeira.

ATIVIDADE 2

CASO CONCRETO

Tema: Retórica

Conforme o trecho do verbete “Retórica” de Rafael Mario Iorio Filho, responda.

1) O que você entendeu por retórica?

R: É a técnica do convencimento. A arte da palavra. Ela liga e organiza os recursos do discurso, com a finalidade de persuadir ou convencer uma platéia de suas idéias, convicções ou proposições.

2) Qual é a importância da retórica para a política? Justifique a sua resposta.

R: Para a política a retórica consiste na principal ferramenta para o convencimento, pois, na disputa pelo poder entre os agentes políticos, quem melhor souber empregar tal técnica, terá maior poder de manipular e convencer a platéia de suas teses e ideias na competição pela busca de legitimidade.

ATIVIDADE 3

CASO CONCRETO

1) Diferencie o conceito de pacto social em Hobbes , Locke e Rousseau.

R: Para Hobbes, os homens fixam entre si um pacto de submissão, pelo qual, focando a preservação de suas vidas, transferem a um terceiro a força coercitiva, trocando sua liberdade pela segurança do Estado-Leviatã.

Já o pacto social pregado por Locke em tudo se diferencia do defendido por Hobbes, pois para aquele o contrato social é um pacto de consentimento no qual os homens concordam livremente em constituir a sociedade civil para preservar e tornar cada vez mais instáveis os seus direitos.

Rousseau por sua vez defendia o pacto legitimo pautado na alienação total da vontade particular como condição de igualdade entre todos. A soberania do povo seria condição necessária para sua libertação. Desta forma o soberano seria o povo e não o rei.

ATIVIDADE 4

CASO CONCRETO

Tema: Estado para Max Weber

1) Analise a expressão "monopólio legítimo da força" utilizada por Weber para caracterizar o Estado.

R: Para Weber, a melhor de definir Estado moderno é: “Estado é uma comunidade humana que pretende, com êxito, o monopólio do uso legítimo da força física dentro de um determinado território”. (WEBER, 1982, p.98).

Max Weber ressalta que existem três tipos ideais de legitimação para a dominação: “tradicional”, “carismática” e “legal”.

Na legitimação tradicional, a dominação seria fruto do conformismo. Consistiria no reconhecimento de um poder inimaginavelmente mais antigo, anterior ao indivíduo, aceito pelo conformismo habitual.

A autoridade conferida pela legitimação carisma, ou pelo dom da graça nas palavras de Weber é resultado da confiança depositada na liderança individual marcada por um atributo extraordinário ou pessoal.

No caso da legitimação legal, a obediência aos “servidores do Estado” e aos demais portadores estatais é conseqüência da fé no estatuto legal, assim como a crença na “competência” funcional do Estado.

Dentre os três tipos descritos (“tradicional”, “carismática” e “legal”), Weber defende que é no domínio baseado no carisma – no enfoque na figura do “líder”, que a política pode assumir o seu caráter de vocação. Desta forma, segundo Max Weber “os homens não obedecem (o líder carismático) em virtude da tradição ou lei, mas porque acreditam nele.” (WEBER, 1982, p.100)

Outra característica importante do Estado, levantada por Weber é a burocracia. Para o autor, o Estado é organizado por uma ordem estatal burocrática que em sua racionalidade o delineia.

ATIVIDADE 5

CASO CONCRETO

Tema: Unidade política e soberania

“As ilhas Malvinas no Atlântico Sul, sobre imensos lençóis de petróleo, a algumas centenas de quilômetros da Costa Argentina, chamadas de Falklands pelos ingleses, foram ocupadas pela Grã-Bretanha em 1883. A Argentina nunca aceitou esta ocupação.

Em abril de 1982, para atrair o apoio da população, o governo militar ordenou a invasão das ilhas, desencadeando uma guerra localizada contra a Grã-Bretanha. Em junho do mesmo ano, reconhecendo a derrota, os soldados argentinos renderam-se e

a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com