TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSTRUÇÃO DE TEXTO CRÍTICO REFERENTE AO RECUO DAS DEMISSÕES PELA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O presente trabalho aqui apresentado, tem como intuito buscar meios para fazer uma busca avaliativa a cerca da gestão da Santa Casa de São Paulo, ocasionando em uma crise que poderia culminar na demissão de cerca de 1.100 funcionários.

Será relatado neste trabalho apontamentos do que a meu ver, seriam fatores fundamentais para que a Santa Casa de São Paulo uma instituição de saúde tão respeitada no Estado de São Paulo chegasse a tal crise em sua gestão.

Entendendo que para a construção de tal texto procurou-se embasamento teórico em reportagens e entrevistas referentes a este tema, o qual me mostrou a realidade da saúde no Brasil, suas mazelas e fraquezas, discutindo também no texto a realidade trabalhista em nosso país, a luta por reconhecimento dos trabalhadores e também quais tipos de movimentos são realizados para que esses direitos venham a ser respeitados.

Desta forma o trabalho aqui apresentado que tem como tema principal fatos ligados o recuo de demissões de funcionários pela Santa Casa de São Paulo, após realização de pesquisa virtual e monográfica nas quais culminaram no trabalho aqui apresentado.

CONSTRUÇÃO DE TEXTO CRÍTICO REFERENTE AO RECUO DAS DEMISSÕES PELA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO

Desenvolvimento

Sabe-se que as unidades de saúde são imprescindíveis para que o cidadão possa ter assegurado seu direito a prestação de socorro quando necessário, falaremos aqui sobre a Santa Casa de São Paulo e a crise pela qual a instituição passou que ocasionou na quase demissão em massa de 1.100 funcionários. Segundo o site Wikipédia:

Não há registros da data exata de sua fundação, mas estima-se que tenha sido criada por volta de 1560 . Sua trajetória é vasta e está, desde o início, atrelada ao desenvolvimento da cidade de São Paulo. A Irmandade já esteve alojada no Largo da Misericórdia, Chácara dos Ingleses e Rua da Glória, até ser inaugurado, em 1884, o Hospital Central no bairro de Vila Buarque no distrito da Consolação. Há 128 anos, a estrutura na região central é a sede da entidade [... .]Fazem parte da instituição, como próprios ou administrados como Organização Social de Saúde, 13 unidades hospitalares, duas policlínicas e uma unidade de pronto atendimento (UPA) no município de Guarulhos, três prontos-socorros municipais e toda a Microrregião Jaçanã/Tremembé composta por 11 unidades básicas de saúde. A Santa Casa é considerada hoje, o maior hospital filantrópico da América Latina e atende cerca de 8 mil pessoas diariamente em todas as especialidades médicas.( Wikipédia, a Enciclopédia Livre).

Desta forma nota-se que a Santa Casa de São Paulo é uma instituição conhecida e respeitada e que teve uma grande participação para o crescimento e a história da cidade de São Paulo, mas o que levou a Santa casa a chegar em tal situação segundo Jornal Folha de São Paulo as demissões seriam uma resposta a crise que a instituição estaria enfrentando, pois a instituição possui uma dívida de R$773 milhões e deve 669 funcionários pagamentos atrasados, de acordo com o Sindicato doa médicos (Simesp) a instituição necessita de R$35 milhões para honrar os direitos trabalhistas dos funcionários, o fato mais preocupante de toda esta crise na Santa Casa é que até a resolução e o enfrentamento desta problemática o atendimento a população ficará comprometido, a meu ver neste sentido os trabalhadores desta instituição tiveram seus direitos negados, pois além de não terem seu salário garantido mensalmente, foram expostos a uma situação de insegurança e frustração que colocou os trabalhadores desta instituição em uma situação e extremo desgaste psicológico .

Pensando na luta por direitos sejam trabalhistas ou sociais, nos últimos tempos várias lideranças de movimentos trabalhistas tem se articulado para lutar pelos direitos constitucionais dos cidadãos brasileiros estas lutas envolvem movimentos sociais, partidos políticos, pastorais e centrais sociais, estes sujeitos que lutam por ideais saem as ruas para reclamar uma ação do governo para com os cidadãos De acordo com o site Rede Brasil Atual:

Segundo o documento, em dezembro de 2013, os trabalhadores terceirizados recebiam 24,7% a menos do que os contratados diretos, realizavam uma jornada semanal de três horas a mais e eram as maiores vítimas de acidentes de trabalho: no setor elétrico, segundo levantamento da Fundação Comitê de Gestão Empresarial (Coge), morreram 3,4 vezes mais terceirizados do que os efetivos nas distribuidoras, geradoras e transmissoras da área de energia elétrica.[...]

Segundo o pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit) da Unicamp Vitor Filgueiras, “dos dez maiores resgates de trabalhadores em condições análogas à de escravos no Brasil, entre 2010 e 2013, em 90% dos flagrantes, os trabalhadores vitimados eram terceirizados”( Rede Brasil Atual).

A repostagem aqui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com