TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como usamos geralmente a palavra "política"?

Tese: Como usamos geralmente a palavra "política"?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Tese  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, DissertaçõesTrabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Filosofia

Filosofia

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Filosofia

Enviado por: lavisnapoleao 20 setembro 2013

Palavras: 861 | Páginas: 4

Questões

Página 335

1. Em que sentidos costumamos usar a palavra política?

Usamos a palavra política, ás vezes para designar uma atividade específica - o governo -, realizada por um certo tipo de profissional - o político - e em outras oportunidades usamos essa palavra para significar uma ação coletiva como por exemplo um movimento estudantil nas ruas reivindicando algo, feita por membros da sociedade e dirigida aos governos ou ao Estado.

2. O que queremos dizer quando relacionamos a política ás atividades do governo?

O crescimento das atribuições conferidas aos governos, sob a forma do Estado, levou a uma ampliação do campo das atividades políticas, que passaram a abranger questões administrativas e organizacionais, decisões econômicas e serviços sociais. Essa ampliação acabou levando a um uso generalizado da palavra política para referir-se a toda modalidade de direção de grupos sociais que envolva poder, administração e organização.

3. O que entendemos por política quando a associamos a atividades exercidas por especialistas e profissionais?

A política parece como algo distante da sociedade, uma vez que é atividade de especialistas (administradores) e profissionais que se ocupam exclusivamente com o Estado e o poder. A política é feita ”por eles” e não “por nós”, ainda que “eles” se apresentem como representantes “nossos”.

4. Qual o significado da política mais corrente para o senso comum social?

O significado mais corrente é de conduta duvidosa, não muito confiável, um tanto secreta, cheia de interesses particulares dissimulados e frequentemente contrários aos interesses gerais da sociedade e obtidos por meios ilícitos ou ilegítimos.

5. Que fatos contribuem para que se tenha uma visão negativa da política?

Um dos significados da política aparece como um poder distante de nós (passa-se no governo ou no Estado), exercido por pessoas diferentes de nós (os administradores e profissionais da política), por meio de práticas secretas que beneficia quem o exerce e prejudicam o restante da sociedade.

6. Cite alguns traços que possibilitam aos gregos e aos romanos inventarem o poder político.

Rompendo com o poder despótico, gregos e romanos inventaram o poder político porque:

*Separaram a autoridade pessoa privada do chefe de família – senhorio patriarcal e patrimonial – do poder impessoal público, pertencente à coletividade: separaram o privado do público e impediram a identificação do poder político com a pessoa do governante;

*Criaram a ideia e a prática da lei como expressão de uma vontade coletiva e pública, definidora dos direitos e deves para todos os cidadãos, impedindo que fosse confundida com a vontade pessoal de um governante.

*Criaram a instituição do erário público ou do fundo público, isto é, dos bens e recursos que pertencem à sociedade e são por ela administrados por meio de taxas, impostos e tributos, impedindo a concentração da propriedade e da riqueza nas mãos dos dirigentes.

7. Qual a importância do espaço público para a consolidação da política na sociedade greco-romana?

A existência do espaço público de discussão, deliberação e decisão significa que a sociedade está aberta aos acontecimentos, que as ações não foram estabelecidas de uma vez por todas por alguma vontade transcendente, que erros de avaliação e de decisão podem ser corrigidos, que uma ação pode gerar problemas novos, não previsto nem imaginados, que exigirão o aparecimento de novas lei e novas instituições. Isso fez com que o povo participasse da tomada de decisões.

8. Que contradições havia na sociedade greco-romana, do ponto de vista da política?

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com