TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos e resultados desejados

Seminário: Conceitos e resultados desejados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Seminário  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 2

Capitulo 17

Conceitos e Resultados Pretendidos

É importante falarmos o conceito da Nova Administração ou ReAdministração, como se tem chamado. Trata-se de uma abordagem integral, sistêmica e holística que ganha espaço na literatura administrativa. Tópicos como efetividade, ética, responsabilidade social, felicidade entre outros assuntos que deveriam ser tratados nos departamentos de Filosofia mas nunca na área de administração. Hoje tudo isso mudou. A teoria administrativa moderna mudou e discuti todos esses temas. Nós nos sentimos satisfeitos por estarmos entre os primeiros que não apenas detectaram a nova tendência, mas que também ajudaram a construí-las.

Seus conceitos são encontrados em dois polos ou elementos essenciais que não são considerados conflitivos. ReAdiministração: indivíduo e organização. O que é desejado da organização? Em primeiro aparece a eficiência. Quando falamos em aumento de eficiência, estamos pensando em redução de custos, em diminuição dos tempos nas operações, em maior produtividade, o que permitirá ampliar os mercados consumidores.

Temos conceitos clássicos de eficiência que está embutido da ReAdiministração:

Eficiência: Está ligado aos meios, redução de custos, diminuição dos tempos nas operações e maior produtividade.

Eficácia: Está ligado aos fins, consecução dos objetivos pretendidos, busca sistemática de resultados.

Efetividade: Está ligado à ética e à responsabilidade publica.

A palavra ética vem do grego ethos, que significa “ caráter”. Portanto, ética não é apenas obediência a regras, mas sim caráter pessoal. Entendemos que uma organização não-ética, não efetiva, num contexto que busca a estabilidade e o respeito a normas básicas para poder operar é uma organização que tende a ser banida do mercado. Organizações sociais são criações da mente humana. A razão é a promoção da arte da vida... A arte da vida consiste em: primeiro, estar vivo; segundo, estar vivo em condições satisfatórias; e terceiro, conquistar um aumento de satisfação.

Se nossa felicidade, não estiver também diretamente conectada àquilo que acontece em nosso ambiente profissional, então tem algo errado. Não nos sobra muito tempo para ser feliz, pois a maior parte do nosso tempo passamos dentro de uma organização produtiva, ou seja, trabalhando. Mesmo com novos conceitos queremos os clientes bem atendidos, e felizes com as organizações. Portanto, necessitamos de organizações que tenham caráter, para atender o cliente com eficiência, eficácia e efetividade.

Enfim, se concordamos com os pressupostos que discutimos, então fica mais fácil entender por que a ReAdministração é uma teoria de mudança que tem muita força para mudar e trazer resultados positivos para as organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com