TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepçao Da Ciencia

Dissertações: Concepçao Da Ciencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  211 Palavras (1 Páginas)  •  2.369 Visualizações

1º) Quais as três principais concepções da ciência?

Concepção racionalista, empirista e construtivista.

2º) Explique brevemente a concepção racionalista de ciência.

Na concepção racionalista, quevai dos gregos ao fim do século XVII, a ciência é definida como um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo semelhante à matemática, capaz de provar a verdade necessária e universal de seusenunciados, sem deixar dúvidas. Envolve o modelo de objetividade da matemática.

3º) Explique brevemente a concepção empirista de ciência.

Na concepção empirista, que vai da medicina grega e Aristótelesao fim do século XIX, a ciência é definida como uma interpretação dos fatos baseados em observações e experimentos que permitem estabelecer induções e que, ao serem completadas, oferecem a definiçãodo objeto, suas propriedades e suas leis de funcionamento. Envolve o modelo de objetividade da medicina grega e da história natural do século XVII.

4º) Explique brevemente a concepção construtivistade ciência.

:Na concepção construtivista iniciada em nosso século, a ciência é uma construção de modelos explicativos para a realidade e não uma representação da própria realidade. Envolve o modelo deobjetividade que advém da ideia de razão como conhecimento aproximado, que pode ser corrigido, modificado, abandonado por outro mais adequado aos fenômenos. Em resumo, esta ciência contemporâneajulga que os fatos e os fenômenos novos podem exigir a elaboração de novos métodos, novas tecnologias e novas teorias.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com