TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consumo nos tempos modernos

Resenha: Consumo nos tempos modernos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Resenha  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 2

O consumo na contemporaneidade cumpre diferentes funções e implica múltiplas referências como construção social, porém, nos padrões atuais, é insustentável, tanto na perspectiva ambiental quanto da construção de direitos e da cidadania.

A necessidade de se desenvolverem novos padrões de consumo está se transformando cada vez mais em tema de debates internacionais, ora discutindo a mudança de postura do consumidor, ora apresentando modelos inovadores de negócios ou de articulação de atores para redesenho das relações econômicas, sociais e políticas para a incorporação dos valores sustentáveis no sistema vigente.

A repercussão pública sobre a questão ambiental tem movido governos, organizações da sociedade civil, empresas e cidadãos a se apropriarem da discussão da sustentabilidade, seja como um novo campo de ação, um elemento de regulação, uma exigência das formas de produção e consumo, seja como uma bandeira defendida em todo o mundo.

Percorrer as ruas de uma metrópole contemporânea contempla ouvir, ver e sentir a problemática ambiental saltar à percepção. Trata-se de uma expressão incorporada por diversos atores sociais que se tornou ideia-força nos discursos e compõe o imaginário social.

A reflexão sobre os problemas do desenvolvimento sustentável precisaria ampliar o enfoque de forma a dotar a discussão de uma visão mais ampla do que aquela restrita à economia de recursos ou reciclagem de resíduos. O consumo sustentável se configura como uma das possibilidades de tratamento da questão dos impactos gerados pelo consumismo. Ele envolve mudanças de atitude aliadas à necessidade de transformação do sistema de valores e atitudes dos cidadãos na esfera pública. Uma análise da questão no Brasil indica que um dos impasses existentes está no campo da conscientização e mobilização da sociedade em torno de soluções para a promoção do desenvolvimento sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com