TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Monografias: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  1.446 Palavras (6 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 6

Toda e qualquer empresa que pretende se manter ativa no mercado, necessita de, planejamento, organização, liderança e um setor de controle contábil e eficiente.

Manter-se competitivo no mercado requer investimento na qualidade dos produtos, procurando atender de forma qualitativa aos desejos e necessidades de seus clientes, buscando estratégias que os levem ao contentamento.

A Gestão Patrimonial exige alguns princípios importantes para a organização e controle, como a gestão de custos e despesas que é de grande relevância ao empreendedor para que se tenha o controle de seu empreendimento.

As variáveis macroeconômicas podem influenciar nas atividades empresariais através das taxas de juros, inflação, câmbio e crescimento econômico, sendo que estas influências vão desde o aumento de maiores investimentos na produção, até os altos índices inflacionários causados por setores ineficientes, que, conseqüentemente elevam as taxas de juros.

O contexto empresarial eficiente requer controle contábil, investimento na qualidade da produção, de forma a atender satisfatoriamente aos clientes, sempre com foco na gestão social interna, externa e cidadã, procurando a valorização e o bem estar de seus funcionários.

É importante que a empresa busque se relacionar com seus clientes de forma respeitosa, garantindo a qualidade de seus produtos, oferecendo preços justos, respeitando contratos, cumprindo com todas as suas obrigações de forma fidedigna.

2 - DESENVOLVIMENTO

Para que uma empresa funcione bem é de suma importância suas funções administrativas, uma vez que é necessário que dentro das empresas haja planejamento, organização, liderança e controle.

No primeiro relato é possível perceber que o empresário tem como objetivo investir na qualidade dos produtos, inclusive, buscando inovação de forma a atender satisfatoriamente as necessidades do cliente. Neste caso o empresário iniciou seu próprio negócio utilizando o capital próprio, sem endividamento.

Já no segundo relato, ao contrário, o empresário inicia sua empresa, através de financiamento, ou seja, o seu lucro irá demorar mais pra vir, uma vez que o banco financiador receberá parte do capital da empresa mensalmente.

Uma questão que poderá intervir nas atividades empresariais está nas variáveis macroeconômicas, como a inflação, juros, câmbio e crescimento econômico.

O crescimento econômico requer aumento da demanda de produtos, criando a necessidade das empresas em investir mais na produção, o que depende do estoque de capital e do trabalho; os investimentos por sua vez requerem reposição e expansão, para que, sucessivamente, oferta, produção e expansão atendam a demanda imposta pelo crescimento econômico. Como conseqüência do crescimento econômico as taxas de inflação tendem a crescer.

Através do crescimento econômico ocorre o aumento da demanda agregada, mas como a oferta, às vezes, responde de forma defasada aos estímulos da demanda, acaba então por gerar um excesso de oferta de produtos no mercado aumentando consideravelmente os preços dos mesmos e ocasionando assim a inflação, muitas vezes gerada, por setores ineficientes com problemas de infra-estrutura e que levam a oferta a não conseguir atender a demanda de produtos, criando focos de pressão de preços transformando assim na inflação estruturalista.

Como conseqüência da inflação, o mercado acaba embutindo no preço de produtos um acréscimo quando se compra a crédito, no sentido de compensar as perdas geradas pela inflação, gerando a partir de então as taxas de juros.

O aumento nas taxas de juros causa desestímulos nas empresas, mas gera o incentivo no investimento da poupança. Se há menos investimentos, conseqüentemente há menor produção o que implica menor número de funcionários, aumentando então o número de desempregados.

O controle contábil nas empresas serve para proteger, analisar, registrar e controlar o patrimônio das empresas e alcançar os objetivos traçados no planejamento das organizações. O contador procura garantir êxito na execução das operações, contribuindo com o sucesso das empresas neste mercado tão competitivo como está atualmente.

É necessário um contexto bem elaborado com manuais contendo normas e um código de ética a serem seguidos por seus colaboradores com o acompanhamento de um contador, pois os riscos a que as empresas estão sujeitas a passar são inúmeros o que pode levar a decadência das mesmas no mercado globalizado.

Segundo a SEBRAE, a falta de planejamento e de auxílio prévio e gestão deficiente aos negócios estão entre os principais motivos de mortalidade das empresas.

O controle contábil concentra-se na coleta, processamento e principalmente no fornecimento de informações para tomadas de decisões. As informações contábeis auxiliam as empresas de maneira eficaz; o registro, o controle e o gerenciamento de todas as ocorrências realizadas pela empresa, de forma que as informações sejam organizadas de acordo com as necessidades dos interessados. A partir dos dados apurados é possível alcançar os objetivos pretendidos das empresas como, decisões em relação às questões financeiras, tributárias e administrativas.

A competitividade é imprescindível na economia atual, ela impulsiona as empresas a inovar constantemente seus produtos e serviços, empregando uma série de recursos para melhor atender seus consumidores.

Os investimentos podem ser feitos em varias áreas, desde equipamento (maquinário, insumos), estoque, passando por inovações tecnológicas entre outros. Porém, investimentos no âmbito da gestão social são cada vez mais relevantes para o alcance do sucesso no mercado. A execução de programas socialmente responsáveis trará bons resultados tanto para a sociedade quanto para as empresas, se realizado de forma autêntica, ou seja, se a organização tiver tais princípios incorporados em sua missão e em sua estrutura.

Segundo Melo Neto e Froes, o exercício da cidadania empresarial exige que a empresa opere com eficiência na gestão da responsabilidade social interna e externa. A responsabilidade social interna está voltada para os funcionários e dependentes da organização e tem como objetivo motivar os colaboradores para que tenham um bom desempenho, tornar o local de trabalho agradável e investir no bem-estar dos seus empregados:

Com isso, a empresa ganha a sua dedicação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com