TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contributo de Martin Heidegger à Educação

Por:   •  29/10/2019  •  Resenha  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

MARTIN HEIDEGGER

Nasceu em messkirch (Bade, na Selva Negra) em 1889. Tendo descoberto a obra de Brentano e Husserl, porém, escolheu em vez disso estudar lógica, matemática e filosofia. Redigiu uma dissertação sobre psicologismo e a teoria do juízo sob a orientação de Heinrich Rickert (1863-1936).

Após doutorar-se na mesma universidade em 1914, e em 1916 foi nomeado privatdocent (remuneração dependente do número de estudantes). Por volta de 1919, Heidegger abandonara o seu catolicismo e começou a leccionar fenomenologia .

Já em 1923 foi nomeado professor titular em Marburg e em 1928, ano em que Husserl se aposentou tornou-se professor titular em Friburg. Em 1933 foi eleito reitor da Universidade, iniciando-se uma breve porém muito discutida etapa da sua vida, na qual a julgar por seu discurso como reitor pareceu aderir ao nacional-socialismo.

Entretanto, demitiu-se da reitoria poucos meses depois, continuando no ensino, mas levando uma vida retirada. Em 1945 aproximadamente, foi suspenso do emprego, quando da ocupação da Alemanha Ocidental pelos aliados e da zona de Friburgo pelos franceses. Foi-lhe permitido ingressar na universidade em 1952, mas desde então sua actividade propriamente universitária foi intermitente. Heidegger morre em Maio de 1976 em Friburg.

OBRAS

Ser e o tempo (1927);

O que é a Metafísica? Os conceitos fundamentais da metafísica: mundo- finito-solidão (1929);

Kant e o problema da Metafísica (1929);

A essência da verdade (1943);

Caminhos interrompidos ou caminhos de floresta (1950);

Carta sobre humanismo (1947);

Introdução à metafísica (escrita em 1935, publicada em 1953);

Ensaios e conferências (1954);

O que significa pensar (1954);

Que é isto- a filosofia? (escrita em 1955, publicada em 1956);

O princípio da razão (1956);

Contributo Martin Heidegger na didáctica

Ensinar é, com efeito, ainda mais difícil do que aprender. Sabemo-lo bem mas raramente refletimos sobre isto.

Por que é que ensinar é ainda mais difícil do que aprender? Ensinar é mais difícil do que aprender porque ensinar quer dizer «fazer aprender». Pois, aquele que verdadeiramente ensina não ensina mais nada que não seja aprender. Portanto, para Heidegger, a arte de ensinar consiste em fazer com que o aluno, o estudante aprenda a apreender o objeto; aprenda a desmistificar os pequenos misterios; a sair da superficialidade, e a compreender o mundo, o meio que o circunda de maneira autêntica.

É por isso que a sua acção desperta sempre a ideia de que perto dele, propriamente dito, não se aprende nada. E isso é porque entendemos por «aprender» uma aquisição exclusiva de conhecimentos utilizáveis, e entendemo-lo inconsideradamente.

A divergência entre o professor e os alunos encontramo-lo no facto de que este (o professor) deve aprender ainda muito mais do que eles, pois que deve ensinar fazer «aprender». Assim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com