TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coordenador

Tese: Coordenador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  Tese  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 3

No contexto do ambiente escolar é notória a presença de um profissional que desempenha importantes funções no tocante ao aspecto pedagógico e articulador, a saber, o coordenador pedagógico. Observando sua atuação é possível identificar as funções formadora, articuladora e transformadora deste profissional no ambiente escolar.

Embora historicamente, a coordenação pedagógica tenha sido vista com um caráter profundamente controlador e, por isso, ainda se percebe certo receio quanto à atuação desse profissional nas escolas, este sujeito pode promover significativas mudanças no espaço escolar contribuindo de maneira significativa, tornando-o dinâmico e reflexivo. Isto implica na possibilidade de transformar o espaço escolar um lugar onde exista reflexão, investigação, valorização do professor, negociação e onde sejam adotadas

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO I - REVISÃO DA LITERATURA

1.1 – Refletindo o contexto histórico do supervisor / coordenador pedagógico

1.2 - Refletindo a importância da formação continuada para a prática pedagógica do professor

1.3 - Refletindo o papel do coordenador pedagógico no processo de articulação da formação continuada dos professores na escola

CAPÍTULO II – METODOLOGIA DA PESQUISA

realidade contemporânea demanda profissionais da educação críticos e transforma-dores de um panorama de perplexidade diante das aceleradas mudanças sociais, das novas configurações do mundo do trabalho e das novas exigências de aprendizagem. Como afirma Alarcão (2008: 32).

O grande desafio dos professores é ajudar desenvolver nos alunos, a capacidade de trabalho autônomo e colaborativo, mas também, o espírito crítico. O desenvolvimento do espírito crítico se faz no diálogo, no confronto de ideias e de práticas, na capacidade de ouvir o outro, mas também ouvir a si próprio e de auto-criticar. E isto só é possível num ambiente humano de compreensiva aceitação.

Se a escola como instituição não quiser estagnar, deve interagir com as transformações ocorridas, no mundo e no ambiente que a rodeia. Deve entrar na dinâmica atual marcada pela abertura, pela interação e pela flexibilidade. As instituições, à semelhança das pessoas são sistemas abertos, estão em permanente interação com o ambiente que as cerca, que as estimula ou condiciona que lhes cria contextos de aprendizagem.

A educação de qualidade é uma busca constante das instituições de ensino, para que isso se torne realidade são necessárias ações que sustentem o trabalho em equipe. As organi-zações precisam cada vez mais de profissionais responsáveis, dinâmicos e inteligentes, com habilidades para resolver problemas e tomar decisões.

Um desses profissionais é o coordenador pedagógico, que tem que ir além do conhe-cimento teórico, pois para acompanhar o trabalho pedagógico e estimular os professores é necessário percepção e sensibilidade para identificar as necessidades dos alunos e professores, tendo que se manter sempre atualizado, buscando fontes de informações e refletindo sobre sua prática como nos fala Nóvoa (1992: 36) “a experiência não é nem formadora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com