TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO PLANEJAMENTO ESCOLAR

Pesquisas Acadêmicas: IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO PLANEJAMENTO ESCOLAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  1.806 Visualizações

Página 1 de 2

IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO PLANEJAMENTO ESCOLAR

A proposta deste texto é apresentar uma reflexão sobre a importância do papel do coordenador pedagógico no planejamento escolar e pontuar as dificuldades encontradas neste papel.

Se pensarmos o papel do coordenador pedagógico como parte essencial na construção do Planejamento Escolar, enquanto mediador, articulador e organizador , no qual exercerá o compromisso político e educativo na escola da qual faz parte, garantindo a sua intencionalidade no trabalho docente e no processo de ensino aprendizagem.

Neste sentido, o pedagogo na sua função deve compreender as relações educativas com clareza, democratizando, planejando, coordenando, acompanhando, avaliando e executando ações articuladoras buscando êxito do trabalho docente e assim garantindo resultados satisfatórios no processo de ensino aprendizagem.

No texto “O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas” os autores citam que é preciso buscar um outro olhar acerca da relevância do trabalho do coordenador pedagógico na escola, mediado pelo equilíbrio de suas atribuições como um dos eixos imprescindíveis às praticas pedagógicas sistematizadas onde cada um e todos se tornam co-responsáveis pelo planejamento de todo trabalho a ser desenvolvido no âmbito escolar.

Diante disso, é relevante destacar o papel do coordenador pedagógico na construção do Planejamento Escolar, como articulador do diálogo, promovendo a reflexão em torno das relações escolares e da transformação da prática pedagógica, sempre em consonância com o Projeto Político Pedagógico e a Gestão Democrática.

No entanto, sabemos que a tarefa é difícil, e a maior dificuldade desta construção no coletivo é a divergência de ideias e a diversidade cultural do grupo.

Então, tomando como base o texto “Planejamento Escolar na perspectiva democrática”, que diz que a ideia de planejamento, acompanha o homem em seu próprio processo de humanização uma vez que o ato de planejar está associado à organização de uma determinada ação. Desta forma o Planejamento Escolar é essencialmente o princípio que norteia todo trabalho desenvolvido na escola e concretiza-se na construção e reelaboração de documentos como O Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar, tendo o coordenador pedagógico como principal colaborador e orientador deste processo.

Para tanto, segundo Veiga (2009), o coordenador pedagógico necessita construir e dominar sólidos saberes disciplinares e curriculares da formação pedagógica e da experiência profissional, para que assim possa contribuir na construção do Planejamento Escolar, oportunizando reflexões, debates estudos, capacitações e reuniões que são fundamentais, para subsidiar estes momento, fundamentado nas políticas públicas e educativas que garantem a legitimidade do Planejamento Escolar, remetendo a escola para a construção da sua identidade institucional e transformação da sua realidade numa perspectiva de Gestão Democrática a fim de alcançar a qualidade do ensino.

E cabe ressaltar:

“Numa perspectiva democrática, me cabe o dever ético de, combatendo as injustiças, deixar claro que mudar é difícil, mas é possível.”(Freire, 2000, p.98)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com