TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cosmologia

Monografias: Cosmologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  2.660 Palavras (11 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 11

Cosmologia

* Definição:

Cosmologia (do grego κοσμολογία, κόσμος="cosmos"/"ordem"/"mundo" + ογία=“estudo") é o ramo da astronomia, parte da filosofia, que estuda a origem, estrutura, evolução e composição do Universo, sendo a primeira expressão filosófica apresentada no período pré-socrático, a partir da aplicação de métodos científicos.

Os pré-socráticos buscavam, além de falar sobre a origem das coisas, mostrar que a physis (natureza) passava por constantes mudanças e que essas eram provocadas por alguma coisa que tentavam conhecer. Ou seja, o período pré-socrático ou cosmológico foi caracterizado pela physis (natureza) que buscava entender racionalmente a origem e as transformações ocorridas na natureza ao longo do tempo para também dessa forma entender o que de fato ocorreu com o ser humano. Por causa das viagens marítimas, da invenção do calendário, da invenção da moeda, do surgimento das polis, da invenção da escrita e da política, os gregos passaram a perceber que nada ocorria por acaso e que não existia a interferência de deuses relatados no período mitológico.

* Surgimento

As origens históricas da Cosmologia estão diretamente ligadas aos conceitos míticos que povoaram as religiões dos povos antigos. Como o Universo era desconhecido, cada civilização adequava sua percepção cosmológica ao que percebia: o Sol, a Lua, alguns planetas e algumas estrelas. Essa associação tinha raízes no desejo de organizar o cosmos e, de alguma forma, explicar a origem do lugar onde o Homem vivia. A Cosmologia na Idade Antiga pode ser bem representada pela astronomia egípcia e mesopotâmica e seu apogeu ocorreu no florescer da Grécia Clássica. A civilização grega clássica deu enormes contribuições a diversas áreas do conhecimento humano, incluindo a Astronomia e a Matemática. Essa civilização foi bastante influenciada pelos egípcios e babilônicos, tanto na área mitológica quanto na científica. A cosmologia grega, por exemplo, foi uma fusão das ideias (egípcias, fenícias, mesopotâmias, minoanas e micênicas).

O período pré-socrático, também chamado de cosmológico, existiu do final do século VII ao final do século V a.C, quando tem início o período Clássico.

No que diz respeito ao contexto histórico, esse período é contemporâneo ao registro escrito da Ilíada e da Odisséia, poemas atribuídos a Homero e que foram, por muito tempo, a principal fonte de informação para se conhecer o período anterior, chamado "Homérico".

O período também é marcado pelo desenvolvimento das cidades-estados (pólis), pela emigração e pela fundação de colônias gregas em regiões longínquas.

Destaca-se o governo de Sólon (594 a.C.), este acabou com a escravidão por dívida e libertou todos os devedores presos. Em Atenas, após um longo processo, houve a implementação da democracia (escravista). Todos os cidadãos também passaram a ter direito de participar da administração da cidade (quanto ao conceito de cidadão sabe-se que ele era bastante restrito. Não eram considerados cidadãos: mulheres, crianças, idosos, escravos e estrangeiros).

* Objetivo

Seu objetivo é entender como o Universo se formou, por que ele tem a forma que hoje percebemos e qual será o seu destino.

Procuravam dar uma explicação para a origem do Universo e aos fenômenos da natureza, utilizando uma linguagem metafórica. Desenvolveram várias teorias que apresentavam diferentes respostas para a mesma pergunta: “Qual a origem do mundo, do universo, da natureza e da vida?” Essa situação perdurou até o nascimento da Filosofia Ocidental que buscava compreender a natureza sem apelar para o misticismo, por volta de 600 a.C.

Na história da filosofia, os filósofos pré-socráticos também são conhecidos como filósofos da natureza ou físicos. O termo pré-socrático, na Filosofia, indica uma tendência de pensamento voltada para a compreensão do mundo a partir da observação e do uso da razão.

* Cosmogonia

A Cosmologia, muitas vezes, é relacionada também à Cosmogonia. Cosmogonia (do grego κοσμογονία; κόσμος "universo" e -γονία "nascimento") é o termo que abrange as diversas lendas e teorias sobre as origens do universo de acordo com as religiões, mitologias e ciências através da história.

Como exemplo, temos a explicação bíblica: A Bíblia apresenta, nos versículos de 1 a 19 do primeiro capítulo do livro de Gênesis, o relato da criação dos céus e da terra pelo Deus único e onipotente, que teria executado a obra criativa em seis dias e descansado no sétimo, tornando-o sagrado.

* Diferença entre a Cosmologia e a Cosmogonia

Tanto o vocábulo cosmologia como o vocábulo cosmogonia partilham do mesmo radical grego cosmo, que significa mundo. Enquanto o sufixo logos da cosmologia designa “saber” ou “ciência”, o sufixo gon da cosmogonia lhe dá o significado de "Imaginar, produzir, gerar", discernindo daí que enquanto a cosmologia é a ciência que estuda o universo, a cosmogonia é uma das diversas teorias ou explicações que determinada religião ou cultura deu à origem do universo e seus principais fenômenos.

* Principais filósofos:

Tales (624-546 a.C.) foi considerado o primeiro de todos os filósofos. Em contraste com as antigas explicações mitológicas, Tales tentou encontra explicações naturalistas para o mundo, sem referência a coisa alguma sobrenatural. Explicou, por exemplo, os terremotos por meio da teoria de que a Terra flutua na água; os terremotos seriam causados pelo encontro da Terra com ondas. Tales procurava pelo “princípio” de todas as coisas, ou seja, pelo arché. Segundo a cosmologia de Tales, a arché seria a água. Todas as coisas seriam compostas por água.

Contudo, provavelmente o que Tales tinha em mente com a ideia de água não era o mesmo que nós, que pensamos na substância H2O. Provavelmente o que Tales tinha em mente era algo como o elemento líquido, o princípio líquido como a fonte de todas as coisas na natureza. Este elemento ou princípio líquido, considerado de modo unitário, seria a fonte, o fim e o substrato de todos os seres individuais e múltiplos. Assim, o princípio líquido universal é aquilo de que todas as coisas surgem, em que todas as coisas existem e para o que todas as coisas se encaminham.

Anaximandro (610-546 a.C.), aluno de Tales, professor de Anaxímenes e de Pitágoras, foi o primeiro filósofo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com