TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são as principais características da cosmologia pré-socrática?

Tese: Quais são as principais características da cosmologia pré-socrática?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Tese  •  1.550 Palavras (7 Páginas)  •  4.120 Visualizações

Página 1 de 7

dos da filosofia grega se dividem em 4 que são: Período pré-socrático, Período socrático, Período sistemático e Período helenístico.

.2º) Quais os principais traços da cosmologia pré-socrática? Escolha um deles e explique-o

A característica do período cosmológico pode observar que os filósofos deste período fundamentalmente buscamuma explicação racional e sistemática sobre a origem, ordem e transformação da Natureza, da qual os seres humanos fazem parte, sendo humanos e natureza, pela sua identidade, explicados pela filosofia. Acosmologia não admite a criação do mundo a partir do nada; ela afirma a geração de todas as coisas por um principio natural de onde tudo vem e para onde tudo retorna.

Escolho Anaximandro. Eledesigna a substância única com o nome de principio e reconhecia este principio não na água ou no ar ou em qualquer outro elemento particular, mas no infinito, isto é, na quantidade infinita da matéria, deque todas as coisas tiram a sua origem e em que todas as coisas se dissolvem quando termina o ciclo que lhe foi estabelecido por uma lei necessária.

3º) O que é kínesis ou devir ? Por que essa ideia écentral no pensamento pré-socrático?

Kínesis, em grego, significa "movimento". Por movimento, os gregos não entendem apenas a mudança de lugar ou a locomoção, mas toda e qualquer alteração oumudança qualitativa e/ou quantitativa de um ser, bem como seu nascimento e seu perecimento. Esse movimento das coisas e do mundo chama-se devir e segue leis rigorosas (leis determinadas pela physis) que opensamento conhece. Essa ideia é central para o pensamento pré-socrático porque nesse período a filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na natureza

4º) O que ensinavam os sofistas?

Ensinavam técnicas de persuasão para os jovens de modo que, numa assembleia, soubessem ter fortes argumentos.

5º) o que propunha Sócrates contra os Sofistas ?

A proposta é descrever o que penso, sem o compromisso de fazer pensar como eu penso. É também um questionar de algumas situações que me cercam, mealegram, me incomodam, enfim, me descontroem e me constroem a cada dia. Pensar sem medo de fazer um auto-flagelo de idéias que devem ser maltratadas a ponto de serem expurgadas, se preciso for. Pensare repensar no que creio e no que deixo de crer.

Se eu conseguir pensar sobre o que penso e de alguma forma multiplicar o que penso, seja para que outros pensem parecido, ou para que outros pensemexatamente o contrário do que penso, me fazendo repensar, ficarei satisfeito.

6 – Explique o que Sócrates pretendia ao buscar a essência e o conceito das coisas

A missão de Sócratesé conhecer a realidade humana, investigar o homem e a sua alma. A filosofia deve levar o homem a conhecer a si mesmo, conhecer os seus limites, as suas possibilidades. Busca a justiça e asolidariedade. A relação do homem com ele e com os outros e a relação dos outros com ele. Para ele o limite de sua sabedoria era a sua própria ignorância ? Só sei que nada sei. Os erros que cometemos em nossavida são culpa da nossa ignorância. Não se proclamava sábio e tentava fazer com que as pessoas se sentissem ignorantes e que admitissem a sua ignorância e fazia isso através do perguntar e doquestionar, Sócrates tanto fez isso que conquistou diversas inimizades.

7 – Por que Atenas condenou Sócrates à morte ?

Porque Sócrates foi acusado de influenciar a mente dos jovens aoateísmo e a contestar a sociedade, ele foi condenado a morte sendo que se ele negasse que havia cometido certo 'crime' ele poderia ser solto, mas não ele continuou com seus princípios e aceitou acondenação pois ele acreditava na 'justiça' grega, tinham até planos de fuga para ele mas ele não aceitou.

8:PORQUE AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA FILOSOFIA SOCRÁTICA INDICAM QUE A MAIOR PREUCUPAÇÃO FILOSOFICA NESSE PERIODO E COM O HOMEM?

A visão de Sócrates sobre a filosofia é puramente antropológica, tal como os seus contemporâneos sofistas ele buscava a compreensão do ser do homem como possibilidade para a vida em sociedade

9: de acordo com o texto o que quer dizer metafísica?

É a maneira filosófica de conseguir entender o "ser" ou a nossa !alma! e o porquê dela

Metafísica - do grego metâ tà physikò=depois dos tratados da física.

Parte da filosofia que com ela muitas vezes se confunde, e que, em perspectivas e com finalidades diversas, apresenta as seguintes características gerais, ou algumas delas: é um corpo de conhecimentos racionais (e não de conhecimentos revelados ou empíricos) em que se procura determinar as regras fundamentais do pensamento (aquelas de que devem decorrer o conjunto de princípios de qualquer outra ciência, e a certeza e evidência que neles reconhecemos) e que nos dá a chave do conhecimento real, tal como este verdadeiramente é (em oposição a aparência).

10:partindo de Aristóteles, quais são Oe três grandes campos da investigação filosófica?

1º. O do conhecimento da realidade última de todos os seres, ou da essência de toda a realidade. Como, em grego, ser se diz on e os seres se diz ta onta, este campo é chamado de ontologia (que, na linguagem de Aristóteles, se formava com a metafísica e a teologia).

2º. O do conhecimento das ações humanas ou dos valores e das finalidades da ação humana: das ações que têm em si mesmas sua finalidade, a ética e a política, ou a vida moral (valores morais) e a vida política (valores políticos); e das ações que têm sua finalidade num produto ou numa obra: as técnicas e as artes e seus valores (utilidade, beleza, etc.).

3º. O do conhecimento da capacidade humana de conhecer, isto é, o conhecimento do próprio pensamento em exercício. Aqui, distinguem-se: a lógica, que oferece as leis gerais do pensamento; a teoria do conhecimento, que oferece os procedimentos pelos quais conhecemos; as ciências propriamente ditas e o conhecimento do conhecimento científico, isto é, a epistemologia.

11: explique oque quer dizer ontologia.

Ontologia significa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com