TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cronica De Platão

Ensaios: Cronica De Platão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 2

Platão dividiu a sociedade em três classes sociais: a classe dos filósofos ou sábios; a classe dos guerreiros e a classe dos produtores ou escravos. Podemos dizer que essas classes definidas por Platão podem ser usadas para definir a população brasileira atualmente.

À classe dos filósofos cabe dirigir a república. Com efeito, contemplam eles o mundo das ideias, conhecem a realidade das coisas, a ordem ideal do mundo e, por conseguinte, a ordem da sociedade humana, e estão, portanto, à altura de orientar racionalmente o homem e a sociedade para o fim verdadeiro. Como já dito essa classe seria a classe dos governantes, legisladores e juristas, que cabe a eles o dever de governar o país, criar as leis e cuidar para que tais leis sejam aplicadas, respectivamente. Seriam eles a classe mais alta da sociedade, que se fosse exemplificada com uma pirâmide, estes estariam no topo, pois detêm o poder e estes são a menor parcela da população.À classe dos guerreiros cabe a defesa interna e externa do estado, de conformidade com a ordem estabelecida pelos filósofos, dos quais e juntamente com os quais, os guerreiros receberam a educação. Os guerreiros representam a força a serviço do direito, representado pelos filósofos. Estes seriam comparados aos militares, que detém o dever de proteger e zelar pelo bem e segurança da sociedade, porém fazendo com que as leis criadas pela casse mais alta da sociedade sejam obedecidas e obedecendo-as. Estes na pirâmide estariam no meio, pois são intermediariam, porque não são uma mínima parcela da população nem são a maioria.

À classe dos produtores, enfim, - agricultores e artesãos - submetida às duas precedentes, cabe a conservação econômica do estado, e, consequentemente, também das outras duas classes, inteiramente entregues à conservação moral e física do estado. Na hierarquia das classes, a dos trabalhadores ocupa o ínfimo lugar, pelo desprezo com que era considerado por Platão - e pelos gregos em geral - o trabalho material. Os produtores colocados seriam a parte da população que tenham uma jornada de trabalho, na maioria das vezes maior do que oito horas diárias e ganham por este trabalho o salário mínimo, este para sustentar a família que muitas vezes são famílias grandes com quatro ou mais filhos que vivem em lugares que nem saneamento básico possuem. Estes na pirâmide seriam o alicerce, pois são a maioria da população e são através deste que matem a economia e os governantes em alta.

Platão quando definiu estas classes sociais, fez esta definição pela sua sociedade naquela época, mas podemos perceber que mesmo mais de três mil anos depois as semelhanças são muitas, e até parece que ele já sabia que a sociedade não iria ter uma evolução em aspectos sociais, e que esta definição também poderia ser usada para definir a sociedade brasileira atualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com