TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Brasileira E Identidade Cultural

Casos: Cultura Brasileira E Identidade Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  3.072 Palavras (13 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1. Introdução..........................................................................................3

2. Desenvolvimento...............................................................................4

3. Conclusão...........................................................................................7

1. INTRODUÇÃO

2. DESENVOLVIMENTO

O que é cultura?

Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana, são ideias, conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes, ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelos homens.

Cada país possui sua própria cultura e nenhuma é baseada em verdades inatas, cada ambiente resulta numa mudança de comportamento.

A cultura está sempre em um processo de evolução ela se modifica radicalmente em um período super curto, basta observar as mudanças entre as décadas de 50, 60,70 e por ai vai. Assim a cada inovação ou descoberta, uma nova concepção e uma reforma de conceito é formada, e juntamente com ela a manutenção da cultura existente.

As mudanças podem ser tanto herdadas de gerações, podem ser decorrentes do processo de globalização ou por influências exteriores adaptadas. A capacidade de selecionar as influências exteriores, fazendo escolhas, é extremamente importante. Toda a comunidade deve poder escolher livremente o que considera útil e bom e o que é supérfluo ou nefasto. Isto vale igualmente para os elementos culturais herdados do passado.

Uma sociedade simples ou complexa, possui sua formar de expressar, pensar, sentir e agir, portanto todas têm a sua própria cultura e seu modo de vida, deve respeitar e enxergá-la essas culturas não como superiores ou inferiores e sim apenas como diferentes.

A cultura é uma das principais características humanas, pois somente o homem tem a capacidade de desenvolver culturas, distinguindo-se, dessa forma, de outros seres como os vegetais e animais.

Concluímos que todos possuem cultura e também um bem coletivo. Cada grupo social manifesta seus costumes, anseios e pensamento de uma maneira, usam para demonstrar o que pensam.

Elementos principais da cultura:

- Valores: elementos consagrados por uma sociedade ou um grupo social.

- Crenças: ideia de um individuo, grupo ou sociedade orientam ações sociais.

- Normas: regulam os padrões de condutas dos indivíduos

Quando surgiu a cultura?

Pode-se dizer que a Cultura surgiu há milhões de anos atrás, quando nossos ancestrais hominídeos, que viviam na África, passaram a desenvolver o cérebro, desenvolvendo as habilidades de usar melhor os braços e as mãos, para produzir suas primeiras ferramentas de madeira e pedra e as pinturas em cavernas como meio de comunicação, desde então a humanidade só vem se aperfeiçoando e se aprofundando o estado da cultura.

A Cultura cobre o período de 1.300 A.C até 2.100 D.C, com a terra sendo contatada, no final desse período, embora a cultura tivesse visando secretamente o planeta antes.

A Cultura em si parece ter sido criada quando várias espécies humanoides e suas maquinas atingiram determinando nível social tomando não apenas sua evolução física, mas também sua evolução civilizacional, em suas próprias mãos, ela tem existido como uma sociedade por mais onze mil anos.

IDENTIDADE CULTURAL:

O que é identidade cultural?

A identidade cultural é vista como uma forma de identidade coletiva característica de um grupo social que partilha as mesmas atitudes. Está apoiada num passado com um ideal coletivo projetado e se fixa como uma construção social estabelecida e faz os indivíduos se sentirem mais próximos e semelhantes. É ela responsável pela identificação e diferenciação dos diversos indivíduos de uma sociedade, sendo está comparada em diversas escalas. A identidade cultural de determinado povo está intimamente ligada à memória deste, mas não pode ser vista como sendo um conjunto de valores fixos e imutáveis que definem o indivíduo e a coletividade a qual ele faz parte.

Faz parte do processo de sobrevivência das sociedades a incorporação de elementos novos e isso é o que as mantêm ao longo do tempo.

Cada povo tem sua própria cultura, com suas próprias características, isso se chama Identidade Cultural, é o que distingue um povo do outro, por exemplo, no Rio Grande do Sul existem adágios linguísticos que são características do povo gaúcho, assim como a visão de valores morais, a religiosidade, a arte, a culinária, os modos de vestir, pensar e agir dentre outros. Já em outro estado, como, por exemplo, São Paulo, esses elementos culturais possuem outras características.

Por mais que conheçamos e nos moldemos a outras culturas, a nossa identidade cultural permanecerá a mesma, pois ela influencia na nossa formação, seja pelo modo que agimos, seja pelo modo que pensamos.

O tema Cultura e Identidade Cultural são ainda muito complexos, pois não dependem unicamente de “a” ou “b” fatores, mas de diversos fatores, que se modificam e se agregam ao longo da história a uma determinada sociedade, a uma determinada civilização.

Culturas Brasileiras:

Carnaval:

O carnaval é uma festa popular que surgiu ainda na Antiguidade com intuito de celebrar os deuses pagãos e a natureza. Foi reconhecida pela igreja e incluída no calendário cristão depois de muitos séculos, ainda hoje é comemorada no mundo inteiro. Possui características diferentes em cada país que o festeja.

O carnaval comemorado no Brasil sofreu influência de uma festa de rua, de origem portuguesa, o entrudo, que consistia em jogar farinha, ovo e tinta nas pessoas. Porém, a comemoração também passou por mudanças por causa do folclore indígena e a cultura africana, trazida pelos escravos. Todos esses fatores culturais construíram um carnaval distinto em cada parte do Brasil. O Rio de Janeiro é famoso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com