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"Cultura: Um Conceito Antropológico" De Roque De Barros Laraia

Por:   •  3/12/2014  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  853 Visualizações

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Resumo Da Obra “Cultura: Um Conceito Antropológico” De Roque De Barros Laraia

Trabalho Escolar: Resumo Da Obra “Cultura: Um Conceito Antropológico” De Roque De Barros Laraia

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Enviado por: nilvalindolfo 03 outubro 2014

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Palavras: 1425 | Páginas: 6

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Resumo da obra “Cultura: Um Conceito Antropológico” de Roque de Barros Laraia.

"Cultura: um conceito antropológico", de Roque de Barros Laraia. O autor inicia sua obra com uma apresentação e o intuito de discutir o conceito antropológico de cultura tentando dar um conceito claro e simples.

PRIMEIRA PARTE - DA NATUREZA DA CULTURA OU DA NATUREZA À CULTURA

Aqui o autor já mostra sua preocupação em relação aos povos e as diversas visões dos pesquisadores de épocas diferentes, e deixa claro que, o determinismo biológico e geográfico não são suficientes para explicar o comportamento dos povos, como os outros pesquisadores afirmavam.

Já no primeiro e segundo capitulo, ele deixa claro seu pensamento de que as diferenças genéticas/somáticas não determinam diferenças culturais, ou seja, que o determinismo biológico não influencia o aprendizado e o modo de agir de determinada cultura, processo o qual ele denominou de endoculturação, e que em relação ao determinismo geográfico influenciaria hipoteticamente a cultura dos povos por eles se encontrarem em diferentes espaços físicos. De acordo com o autor, depois de vários estudos entre povos diferentes, ficou constatado que mesmo em ambientes iguais, existiam culturas diferentes, assim como culturas semelhantes em povos de espaços físicos diferentes.

No terceiro capítulo da obra, o autor começa a mencionar a historicidade do conceito de cultura, após ter se referido a mesma no final do segundo capítulo como fator de diferenciação da espécie humana em relação às demais. O autor fala sobre a definição de cultura proposta por Edward Tylor como sendo o “complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes e quaisquer outros hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade” , (LARAIA, 2001, Pág. 14 – Livro em PDF), referindo que tal conceito é uma síntese de vários pensamentos com a mesma linha ideológica, os quais se desenvolveram em vários estudos como os de John Locke, Turgot, Rouss

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eau, autores que tentavam quebrar o raciocínio da relação entre natural e cultural.

No quarto capítulo, o autor expõe a visão de Tylor sobre o campo da Antropologia Cultural que defende que a Antropologia Cultural tem um objeto de estudo científico, assim como as demais ciências. A grande diferença de culturas então seria explicada pelo grau desigual do processo de evolução, mas que mesmo assim apresentariam semelhantes características essenciais. Tais conclusões seriam descobertas através de uma análise comparativa histórica, levando-se em consideração os efeitos das condições psicológicas e meios ambientes, método mais

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