TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DINÂMICA - A estrutura dos mitos

Por:   •  24/9/2018  •  Seminário  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 5

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professor Enrique Porta

DINÂMICA

“A estrutura dos mitos” (ELIADE, Mircea. Mito e Realidade, 7 – 23.)

  1. Qual é a proposta (ou objetivo) do capítulo 1?

O objetivo do capítulo 1 é mostrar todas as formas do mito, estruturar, dizer o que ele é e não é, tratar de captar o sentido das estranhas formas de conduta, compreender suas causas e a justificação das mesmas. No ato de compreende-las equivale a reconhece-las como fenômenos humanos, fenômenos culturais, criação de espirito e não como irrupção patológica de instintos, bestalidade ou infantilidade. O mito deixa de ser uma “fabula”, “invenção”, “ficção” e passa a ser aceito com os olhos da sociedade arcaica como uma história verdadeira de caráter sagrado e de exemplar significado.

  1. Levando em consideração o seguinte item do primeiro capítulo, “Tentativas de definição do mito” (11 – 13), ressaltar aqueles elementos, termos, conceitos, imagens..., que são fundamentais para a identificação  das narrativas mitológicas.

O autor Mircea Eliade, busca em seu texto alternativas para a definição do mito. Através de algumas pesquisas, ele identificou elementos que promoveram a formação de sua opinião.

Segundo ele, os mitos são uma realidade cultural diversificada, e estão diretamente relacionados com a forma de explicar a origem do universo e a sobrenaturalidade. Esta sobrenaturalidade é fundamentada e consequentemente transforma o mundo no que ele é hoje.

A concepção da veracidade mitológica é apresentada quando as "histórias mitológicas" e a realidade apresentam congruência mesmo que em fundamentos lógicos. Eliade cita o mito cosmogônico que é declarado verdade verdadeiro "(...) pois o mundo está aí para prová-lo (...)".

Outros aspectos importantes para a identificação das narrativas mitológicas são a presença de Ancestrais mitológicos e principalmente Entes Sobrenaturais. Estes são responsáveis por fundamentar e consequentemente explicar os costumes e algumas atividades culturais ritualísticas de determinado povo. Os mitos assim explicados consistem em: "(...) revelar modelos exemplares de todos os ritos e atividades humanas significativas: desde a alimentação, até a arte e o casamento (...), explica Eliade.

  1. O que ELIADE propõe-se designar com a expressão “mito primitivo/arcaico” (na hora de justificar essa expressão levar em consideração as noções de “história verdadeira” e “história falsa”).

Eliade encara os mitos da mesma forma como as sociedades primitivas os encaravam, como realidade. As histórias míticas não eram fábulas morais, mas eram a própria história do mundo, sua criação e sua existência factual.

Desta maneira os mitos se tornam importantes para toda a dinâmica social dos povos antigos conhecer os mitos e seguir seus ensinamentos era participar da realidade, tomar parte na existência, estar vivo. Conforme escreveu o próprio autor: “O mito é considerado uma história sagrada e, portanto, uma ‘história verdadeira’, porque sempre se refere a realidades.

De modo análogo, uma certa tribo vive da pesca, e isso porque, nos tempos míticos, um Ente Sobrenatural ensinou seus ancestrais a apanhar e a cozinhar os peixes. O mito conta a história da primeira pescaria, efetuada por um Ente Sobrenatural, e dessa forma revela simultaneamente um ato sobre-humano, ensina aos homens como devem efetuá-lo por seu turno e, finalmente, explica por que essa tribo deve nutrir-se dessa maneira.

Esse exemplo demonstra por que, para o homem arcaico, o mito é uma questão da mais alta importância, ao passo que os contos e as fábulas não o são. O mito lhe ensina as histórias primordiais que o constituíram existencialmente, e tudo o que se relaciona com a sua existência e com o seu próprio modo de existir no Cosmo o afeta diretamente.

Acrescentamos que, nas sociedades em que o mito ainda está vivo, os indígenas distinguem cuidadosamente os mitos como historias verdadeiras, das fabulas ou contos, que chamam de histórias falsas.

  1. Desenvolver em modo de tópicos, o item “o que significa conhecer os mitos” (prestar uma atenção especial ao vocábulo “conhecimento”).

- Os mitos totêmico australianos consistem numa narrativa bastante monótona das peregrinações efetuadas pelos ancestrais míticos ou animais totêmicos;

- O conhecimento desses mitos é essencial para a vida dos australianos. Os mitos ensinam como repetir os gestos dos criadores dos entes sobrenaturais;

- Os mitos são passados aos jovens durante sua iniciação que passam por uma série de cerimônias;

- A “história” narrada pelo mito constitui um “conhecimento” de ordem esotérica, não apenas por ser secreto e ser transmitido no curso de uma iniciação, mas também porque esse “conhecimento” é acompanhado de um poder mágico-religioso;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com