TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PRINCIPAIS DOGMAS DAS ESCOLAS ECONÔMICAS

Por:   •  9/4/2020  •  Artigo  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: História do Pensamento Econômico [pic 1]

Ano Letivo: 2020.1

Prof. Artur Garcea

Aluno: Karoliny Gisele do Nascimento Lima

Matricula: 02182007

PRINCIPAIS DOGMAS DAS ESCOLAS ECONÔMICAS

  1. Questões
  1. Relacione as idéias fisiocratas da ordem natural e do laisser-faire, de acordo com o texto.

R – De acordo com a ordem natural, as leis da natureza governam as sociedades humanas. Todas as atividades humanas deveriam ser mantidas em harmonia com as leis naturais. Os indivíduos tinham o direito natural de usufruir dos frutos do seu próprio trabalho, desde que isso fosse consistente com os direitos dos outros.

Já o laisser–faire alegava que as pessoas podem fazer o que quiser com interferência mínima do governo apenas para proteger a vida, a propriedade e para manterá liberdade de adquirir e com isso buscava a quebra do sistema mercantilista.

 

  1. Como na visão dos fisiocratas a inter-relação da economia se relaciona com as concepções da ênfase na agricultura e a taxação do proprietário de terra?

R – Os fisiocratas pensavam que a indústria, o comércio e as profissões eram atividades complementares. Apenas a agricultura era produtiva, pois ela produzia um excedente, um produto líquido acima do valor dos recursos usados na produção. Como o proprietário da terra recebia o excedente na forma de rendimentos, apenas ele deveria ser taxado. Por fim, eles entenderam que a falta de uma matéria-prima afetaria a produção e alteraria o fluxo circular de bens e dinheiro considerando que economia de um país é integrada.

  1. ESCOLA CLÁSSICA
  1. Questões
  1. Relacione os principais dogmas da Escola Clássica em um pequeno texto de 10 a 20 linhas.

R – A Escola Clássica, também chamada de liberalismo econômico, tem como bases a liberdade pessoal, propriedade privada, iniciativa individual, empresa privada e interferência mínima do governo que estaria limitado à aplicação dos direitos de propriedade e ao fornecimento da defesa nacional e da educação pública. A economia é considerada auto-ajustável com mercado livre para guiar a produção, a troca e distribuição com capacidade de atingir o pleno emprego sem a intervenção do governo. O comportamento econômico é regido de acordo com o auto-interesse de cada individuo buscando satisfazer seus desejos. Com a harmonia natural se acreditava que os interesses da sociedade eram satisfeitos quando as pessoas satisfaziam seus interesses pessoais. Verificou-se que a agricultura não era importante mais que todos os recursos da atividade econômica. A terra, a mão de obra, o capital, a habilidade empresarial, o comercio, a produção e comercio internacional também contribuíam para a riqueza das nações.

Observação:

  1. Atividade extra de fixação do conhecimento. Relacionar estes dogmas destas duas escolas com o texto do 4º capítulo do livro Costumes em Comum de E. P. Thompson. Texto de no máximo 25 linhas.

R -

Referência:

BRUE, Stanley L; e GRANT, Randy R. História do Pensamento Econômico. Cengage Learning, São Paulo, 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com