TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Democracia

Trabalho acadêmico: Democracia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1. Introdução........................................................................................................1

2. Desenvolvimento.............................................................................................1

2.1 O que é democracia?......................................................................................1

2.2 Quais os outros tipos de regime de governo?...............................................2

2.3 A vontade da maioria é sempre justa? E a sociedade pluralista em que vivemos?...............................................................................................................2

2.4 Qual a importância da política para a democracia?.......................................3

3 Referências......................................................................................................4

1. Introdução:

O objetivo deste trabalho é apresentar responder às questões “ o que é democracia? Quais os outros tipos de regime de governo? A vontade da maioria é sempre justa? E a sociedade pluralista em que vivemos? Qual a importância da política para a democracia?

2. Desenvolvimento

2.1 O que é democracia?

O Brasil é um país republicano, democrático e presidencialista. A Democracia no Brasil, em sua essência foi conquistada a partir de 1984 quando caiu o último presidente da Ditadura Militar, general do exército João Batista Figueiredo e assumiu o presidente civil eleito de forma indireta, através do Congresso Nacional, José Sarney, eleito vice-presidente do mineiro Tancredo Neves que faleceu antes de sua posse. Essa forma de governo, em que o povo é soberano, que elege seus representantes, que tem poder de decisão através do voto é muitas vezes desviado de sua essência que seria a igualdade em decidir, em administrar e direcionar os interesses do Estado e do povo. É a Democracia, que nasceu na Grécia Antiga e tem como origem de seu nome a palavra DEMOKRATIA, que significa DEMOS (Povo) e KRATO (Poder), governo do povo, pelo povo e para o povo, tem como uma de suas principais funções defender os direitos fundamentais.

Democracia é o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou através dos seus representantes livremente eleitos. É um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana; é a institucionalização da liberdade. Baseia-se nos princípios do governo da maioria associados aos direitos individuais e das minorias. Todas as democracias, embora respeitem a vontade da maioria, protegem escrupulosamente os direitos fundamentais dos indivíduos e das minorias. As democracias protegem de governos centrais muito poderosos e fazem a descentralização do governo a nível regional e local, entendendo que o governo local deve ser tão acessível e receptivo às pessoas quanto possível. Entendem que uma das suas principais funções é proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão e de religião; o direito a proteção legal igual; e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida política, econômica e cultural da sociedade, conduzem regularmente eleições livres e justas, abertas a todos os cidadãos. As eleições numa democracia não podem ser fachadas atrás das quais se escondem ditadores ou um partido único, mas verdadeiras competições pelo apoio do povo, baseando-se em princípios fundamentais e não em práticas uniformes.

2.2. Quais os outros tipos de regime de governo?

Além da Democracia, outros tipos de forma ou regime de governo são empregados em vários países, como o parlamentarismo, a oligarquia e a monarquia. No Brasil, são três os regimes de governo vigentes, a República onde o povo é chefiado por um presidente eleito diretamente através do sufrágio universal (Voto), o presidencialismo onde o presidente é auxiliado pelos seus ministros e a Democracia onde o povo tem a liberdade de escolher de maneira direta seus representantes nas câmaras do vereadores, Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional. A Inglaterra é um exemplo de Monarquia parlamentarista, onde a rainha é chefe de governo, representa o povo em outros países, mas quem toma a decisão política é o primeiro ministro que é chefe de estado escolhido pelo parlamento. Algum

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com