TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deotologia e Teleologia

Por:   •  18/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.462 Palavras (6 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade de Filosofia

  1. Aponte a alternativa ética que você considera a mais adequada e justifique.

Dentre as alternativas apresentadas no texto “Abordagens e alternativas éticas básicas”, a mais adequada ao parecer do grupo é aquela que sustenta a tese de que “mentir é geralmente errado: não há normas universais”. Segundo este ponto de vista, a regra geral determina que a conduta mentirosa é errada, todavia, essa mesma regra pode ser alterada em prol da preservação, defesa ou reparação de um bem maior.

Dessa forma, o ponto de vista chamado generalismo, defendido pela alternativa em referência, permite um utilitarismo das regras das condutas deontológica e teleológica. Esse utilitarismo declara que não é necessário calcular qual será a ação que terá as melhores consequências, basta seguir uma regra geral estabelecida pela experiência do indivíduo.

Verificou-se ao longo do tempo, por exemplo, que mentir tem, em geral, piores consequências do que dizer a verdade. Assim, nas situações comuns da vida, em vez de perguntar se mentir terá melhores consequências do que dizer a verdade, o indivíduo limita-se a seguir a regra já estabelecida por ele. Desse modo, do ponto de vista do utilitarismo das regras, normas gerais de conduta podem ser estabelecidas em função da maior probabilidade que têm de promover a felicidade e impedir a infelicidade do maior número de pessoas.

        Vale ainda salientar que, ao realizar uma breve comparação entre o generalismo e o hierarquismo, que sustenta que “mentir às vezes é certo: há normas mais altas”, percebeu-se que naquele a ideia normativista é de cunho subjetivo, ou seja, o indivíduo é livre para escolher, do seu ponto de vista ético-normativo, aquilo que é, para si, um bem maior (que se configura não como uma regra universal, mas como regra geral). O hierarquismo, por sua vez, sustenta a existência de muitas normas universais que deverão ser hierarquizadas na medida da sua importância intrínseca, de modo que, quando duas dessas normas entram em conflito, a pessoa é obrigada a obedecer ao mais alto dos dois mandamentos. Sendo assim, entre matar e mentir (duas ações universalmente erradas do ponto de vista ético), poupar a vida deverá ser a escolha do indivíduo por ser um valor intrinsecamente mais alto, por exemplo.

Todavia, enquanto no utilitarismo das regras intrínseco ao generalismo as normas gerais são estabelecidas de acordo com experiências de vida dos indivíduos, o hierarquismo pode não transmitir legitimidade em suas normas por não trazer em si experiências empíricas dos próprios indivíduos que estariam sujeitos a obedecer essa hierarquia normativa.

  1. Aponte a alternativa ética que você considera a menos adequada e justifique.

Ao grupo, a alternativa “mentir nunca é certo, há muitas normas conflitantes” é considerada a menos adequada. Essa tese, assim como a hierarquista, sugere que há varias normas que, às vezes, conflitam entre si, todavia, essas teorias diferem-se no que tange à resolução do problema ético. Na alternativa em discussão, a violação de qualquer norma ética é considerada um erro, por exemplo: é sempre errado mentir e também é sempre errado tirar uma vida inocente, e se alguém for preso num conflito entre os dois, deve praticar o ato intrinsecamente menos mau.

Essa conduta direciona para um relativismo onde tudo é errado, e coloca o indivíduo sob uma ótica em que ele é não julgado pela sua intenção ao praticar determinado ato, mas unicamente pelo ato em si, e, com esse relativismo, redireciona o indivíduo à ideia de pecado, em que apenas o perdão de Deus seria capaz de resolver esse problema. O artifício de denominar pecados para legitimar normas éticas faz com que elas se tornem particulares de uma “coletividade individualizada” e sejam ilegítimas a outras comunidades.

Dessa forma, o relativismo das normas apresentado pela alternativa ética em referência contraria, segundo o entendimento do grupo, o propósito de generalidade e utilitarismo das regras de conduta, sendo, portanto, considerada a menos adequada.

  1. Aponte um exemplo de conduta teleológica.

Sendo a teleologia uma ética que sustenta que o que é correto só pode ser definido a partir das consequências que uma dada ação produz, uma conduta que pode exemplifica-la é a busca de uma empresa pelo maior lucro possível, que, para tanto, usará dos meios que forem necessários, ainda que firam direitos de outrem, para obtê-lo. Exemplo disso pode ser vislumbrado no filme “Diamante de Sangue”, em que empresas mineradoras utilizam diversas formas de exploração de seus funcionários para conseguir os resultados almejados, sem se importarem com a garantia do mínimo de dignidade humana ou de outros direitos fundamentais.

  1. Faça uma contextualização do filme “O Senhor das Moscas” com as condutas teleológica e deontológica, onde couber.

O “Senhor das Moscas” é um filme que retrata em sua essência uma expressiva discussão sobre a natureza humana e o papel da civilização na construção do ser. A história, que se passa num mundo que acabara de sair da Segunda Guerra Mundial, demonstra o desencantamento com a humanidade e trata da descoberta do mal que existe no interior do homem e que surge como algo natural, independentemente da idade ou do meio onde o ser vive.  

O estado de natureza, citado por vários pensadores na história da filosofia, pode ser vislumbrado no cenário proposto pelo filme. Esse vislumbre se dá ao perceber que, apesar de terem recebido educação inglesa de alto nível, as crianças, quando passam a viver num ambiente onde não há regras e normas da civilização, nem adultos para estabelecerem essas normas, regridem à pura selvageria, criam ritos e sacrifícios, desrespeitam as leis impostas por eles mesmos e chegam a matar uns aos outros. Tais circunstâncias trazem à tona a ideia de que “o homem é o lobo do homem”, estabelecida por Thomas Hobbes na obra “O Leviatã”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com