TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dimensões Humanas, Bioética E Interdisciplinaridade

Trabalho Escolar: Dimensões Humanas, Bioética E Interdisciplinaridade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade

Com base nas leituras realizadas, responda as seguintes questões:

1) Quais são as dimensões da pessoa? Explique com suas palavras cada

uma delas.

As quatro dimensões são:

Biológica: dimensão física/orgânica relacionada ao corpo da pessoa e sua funcionalidade como força produtiva e consumidora;

Psicológica: ‘alma’ ou peculiaridades da pessoa, naturais de seu surgimento, que a tornam única;

Social: características da pessoa que se desenvolvem como resultado do contexto em que vive, como mídia, amigos, escola, família, etc.; e Espiritual: dimensão implícita da pessoa, demonstrada em suas virtudes e valores.

2) Analise de mandeira sintética como a compreensão das dimensões da

pessoa contribui para o seu autoconhecimento.

A compreensão das dimensões da pessoa só é possível através de contínua e intensa reflexão sobre si e sobre os elementos que o cercam e principalmente sobre os efeitos destas dimensões sobre a pessoa. Tais efeitos são puramente a forma como a pessoa reage aos elementos destas dimensões. Consequentemente, ao analisar a forma como ela responde ao seu contexto interno (psicológico e espiritual) e externo (biológico e social), a pessoa adquire um conhecimento mais profundo sobre si.

Atividade

Com base nas leituras realizadas, responda às questões a seguir:

1) Relacione e analise os princípios gerais estabelecidos pela Bioética

moderna.

Como ponto de partida, é importante estabelecer que a bioética busca o respeito ao valor humano e à dignidade. Este objetivo existe devido ao consenso ético de que atos devem ser ponderados pela consciência, responsabilidade e bom senso e, portanto, abusos não devem ser cometidos nos campos da ciência. Estes aspectos permeiam a bioética que, por sua vez, defende o respeito ao individuo.

Questões abordadas pela bioética incluem alimentos transgênicos - sobre as consequências ainda desconhecidas deste método; experimentos em animais de laboratório - sobre o possível sofrimento destes animais; retenção de fórmulas de medicamentos por grandes empresas - sobre possíveis limitações de acesso à cura para os que não tem condições financeiras; entre outras. A bioética é, portanto, um encontro entre as ciências e não um saber específico que depende, porém, do espaço que lhe é dado em cada país, devido à restrições de legislação, cultura, e outros fatores.

2) Explique a relação da Bioética com a interdisciplinaridade.

Resgatando a tese holística de Edgar Morin, não existem reais fronteiras entre as ciências - humanas, exatas e biológicas - por estas estarem interligadas. Tal relação entre as disciplinas contribui, quase naturalmente, para o diálogo e aprendizado compartilhado sobre novas tecnologias e avanços científicos. Assim, a bioética se demonstra como fruto da interdisciplinaridade, como um conhecimento processual e pragmático alcançado através da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com