TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos

Trabalho Universitário: Direitos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  849 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho de Historia

Guerra Fria

A Era do Medo

1º) O mundo dividido em dois

1º) Como os governos dos Estados Unidos e da Grã Bretanha reagiram à revolução soviética de 1917?

Resposta: Declaram guerra ao novo Estado, enviando contingentes armados para tentar sufocar já no berço a revolução bolchevique. Não conseguiram e precocemente, tornaram-se inimigos declarados dos soviéticos.

2º) Por que o encontro de Stalin, Churchill e Roosevelt, na Conferência de Teerã (dezembro de 1943), era um fato inédito?

Resposta: Porque unia pela primeira vez o lado Capitalista Grã-Bretanha e Estados Unidos com o Lado Socialista União Soviética tinha como finalidade derrotar aquele que consideravam seu inimigo comum as Forças do Eixo: Alemanha, Itália, Japão.

3º) Qual o objetivo da união de Stalin, Churchill, Roosevelt durante a Segunda Guerra Mundial?

Resposta: Objetivo de unir forças para derrotar aquele que consideravam seu inimigo comum as Forças do Eixo: Alemanha, Itália, Japão

4º) Por que Truman esperava as noticias do teste de Alamogordo para negociar com Stalin na Conferência de Potsdam (julho de 1945)?

Resposta: Pois aguardava o teste da bomba atômica para saber se funcionaria

5º) Qual era o Objetivo da Doutrina Truman formulada em 1947?

Resposta: Barrar o avanço da URSS ,ameaça soviética tornou-se mais forte em virtude da situação frágil dos países europeus, que poderiam ser presas relativamente fáceis da influência da URSS

6º) Quando e como ocorreu a divisão final da Alemanha?

Resposta: Em 1947 com o bloqueio Berlin Ocidental passou a receber apoio e suprimentos através de um corredor aéreo uma linha de avião montada especialmente para isso, a crise que elevou perigosamente a temperatura das relações entre Estados Unidos e a União Soviética acabou resultando na divisão da Alemanha em dois países ( em 1949 República Federal da Alemanha sobre o controle norte-americano e República Democrática Alemã sob controle soviético.

2º) A cruzada pelo capitalismo

7º) Para o governo norte-americano qual era seu maior inimigo no segundo pós-guerra?

Resposta: A União Soviética pois representava a negação de todos os princípios políticos considerados básicos pelos norte-americanos

8º) Que medidas foram tomadas pelo governo norte-americano para enfrentar esse inimigo?

Estavam sempre alertas as manobras do inimigo identificando possíveis apoiadores comunistas infiltrados.

9º) Quando e por que foi criada a Cia?

A Agência Central de Inteligência (Central Intelligence Agency) foi criada pelo presidente norte-americano Harry S. Truman, em 1947, para espiar governos, entidades ou indivíduos estrangeiros um serviço secreto capaz de agir eficazmente no exterior.

3º) A cruzada pelo socialismo

10º) Para o governo soviético ,qual era seu maior inimigo no segundo pós-guerra?

Resposta: A participação naquela sangrenta guerra capitalista tinha, afinal, rendido seus frutos. Mas, assim que a guerra acabou, um novo inimigo surgiu no horizonte. Até então aliados, os Estados Unidos passaram a hostilizar cada vez mais duramente os soviéticos com ameaças veladas e atos unilaterais que visavam reduzir sua influência internacional.

11º) Que medidas foram tomadas pelo governo soviético para enfrentar esse inimigo?

Resposta: Várias medidas precisavam ser tomadas, portanto, para que a União Soviética fosse capaz de enfrentar os norte-americanos. Uma das mais importantes tinha a ver com o desenvolvimento da bomba atômica. Enquanto perdurasse a vantagem dos Estados Unidos em termos nucleares, raciocinava Stalin, o bloco socialista correria um perigo permanente. O projeto nuclear soviético, iniciado em 1943, foi intensamente acelerado no pós-guerra. Sua coordenação foi entregue a Lavrenty Beria, homem forte dentro do regime e uma das pessoas em quem Stalin parecia ter confiança absoluta. Beria também dirigia, com status de ministro, o poderoso Comissariado do Povo para a Segurança do Estado, responsável pela polícia política e pelos serviços de espionagem.

12º) Como Stalin era visto pela propaganda soviética logo após a Segunda Guerra Mundial?

Resposta: Este mesmo homem não hesitaria em dar sua própria vida, assegurava a propaganda oficial, na luta contra a agressão imperialista. A União Soviética era a "pátria da paz", esforçava-se mais que qualquer outra nação para mantê-la, mas não fugia da luta quando necessário. Não era isso o que ficara demonstrado na Segunda Guerra Mundial? Para o governo soviético, o heroísmo de seu povo, seu crescente poderio militar e a direção segura de Stalin não poderiam resultar em outra coisa senão na vitória final do socialismo sobre seus inimigos

4º) A dança no gelo

13º) Que Países se enfrentaram na Guerra da Coréia?

Resposta: Coréia do Norte, Coréia do Sul, Estados Unidos e China.

14º) Qual foi a politica oficial soviética a respeito de Stalin a partir de 1956?

Resposta: Em fevereiro de 1956 a Desestalinização refere-se ao processo de eliminação do culto da personalidade e do sistema politico stalinista criado pelo líder soviético Josef Stalin. A desestalinização começou tecnicamente em 1953 após a morte de Stalin, mas não era oficial até 1956, após o discurso secreto de Nikita Khrushchev, então secretário do Comitê Central da União Soviética, e liberado após o XX Congresso do PC da URSS.

Com sua morte, Stalin foi sucedido por uma liderança coletiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com