TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos

Monografias: Direitos Humanos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 3

-Para começar

Em 10 de dezembro de 2008 a declaração universal dos direitos humanos completou 60 anos. Mas em seus 30 artigos, o povo ainda continua desrespeitando os direitos humanos, que procuramos conquistar num futuro melhor.Infelizmente em nossa sociedade os direitos humanos são considerados como “direito de bandidos” e para outros uma invenção hiprócrita do ocidente, com objetivo de aumentar os valores europeus liberais.

Mas a discussão sobre isso não deve ser rebaixada a esses temas, é preciso valorizar as conquistas realizadas no planeta nos últimos anos, sem se esquecer das varias conquistas futuras.

-Um exemplo brasileiro

De acordo com a Comissão Interamericana de Direitos Humanos em um período de 1970 a 2004, foram registrados 75 casos de desrespeito aos direitos humanos não solucionados pelo Estado brasileiro.

-Uma interpretação

Como interpretar esses dados? Seria incorreto considerar que durante o governo militar apenas a classe média estivesse sujeita à violação de direito humanos e que a classe mais pobre e vulnerável vivesse melhor.

Apesar de não poder contar com o poder judiciário,a classe média atuante conseguiu levar ao conhecimento da CIDH aqueles poucos casos,entre tantos outros que nem sequer foram objeto de denúncia ou então ficaram sem solução.

Apesar do esforço,o Brasil não conseguiu romper com a mentalidade autoritária do regime militar,o que se nota pelo número elevado de casos de violência contra segmentos da classe média que lhe faziam oposição ,hoje é a polícia quem a exerce contra a população mais pobre.

Direito natural e direito positivo

Quando os povos antigos começaram a discutir sobre a justiça,fizeram a distinção entre direito natural e direito positivo:os gregos foram os primeiros a indagar se a justiça derivava da natureza ou nascia da própria lei

A tradição grega

Na Grécia Antiga .o poeta Hesíodo (c.séc.VIII.a.C.) relata em Teogonia como o mundo e os deuses surgiram do Caos (o vazio inicial )para compor a ordem do Cosmo (o mundo ).Ao descrever a teogonia ,Hesíodo cria uma cosmogonia:a origem dos deuses é a origem do Cosmo.

A prudência na Grécia e em Roma

Durante o período clássico da Grécia Antiga (sécs. V e IV a.C), os filósofos elaboraram teorias sobre o direito e a justiça,conceitos que para eles se confundiam: não fazia sentido penar num direito que ao fosse ao mesmo tempo justo.

Os teóricos da modernidade

A partir do século XVII, iniciou-se um processo de dessacralização das esferas do saber: a arte,a ciência, a filosofia,a política e o Direito.

O Estado moderno

A partir do século XVI, com o surgimento das monarquias nacionais e o desenvolvimento do capitalismo,outras concepções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com