TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos

Casos: Direitos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  257 Visualizações

A partir da ideia de universalidade dos direitos (todas as pessoas, independentemente de sua condição racial, econômica, social, ou mesmo criminal, são sujeitos aos direitos) trazida pela Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948, mesmo os criminosos, por serem humanos, também têm direitos. Então, nesse sentido, direitos humanos são, também, direitos de bandidos. Não haveria nenhuma crítica a essa afirmação, se usada no seu contexto certo. O problema é quando ela é usada de forma errada, quando busca forjar a ideia de que o movimento de direitos humanos apenas se preocupa com o direito dos presos e suspeitos, desprezando os direitos dos demais membros da comunidade.

Mesmo com a redemocratização do País, essa ideia continuou, não só para invalidar métodos democráticos no combate à criminalidade, como também para garantir uma certa impunidade Além disso, essa ideia tem amplo apoio da parte conservadora da sociedade, que não tolera a possibilidade dos direitos serem estendidos às classes populares ou que qualquer pessoa, independentemente de sua etnia, gênero, condição social ou mesmo condição de suspeito ou condenado, deva ser respeitada como sujeito de direitos.

É importante que se diga que o movimento de direitos humanos também inclui questões como o racismo, a exclusão social, o trabalho infantil, a educação, o acesso à terra ou à moradia, o direito à saúde, a questão da desigualdade de gênero etc. Então mesmo sendo criminosos os bandidos ainda são seres humanos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com