TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos

Monografias: Direitos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/7/2014  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 2

1- Escreva com suas palavras qual foi a conclusão de Flavia Piovesan sobre os 75 casos de violação de direitos humanos que foram levados à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIHD).

R: Os registros são da época de Ditadura Militar e a maioria eram de classe media, advogados, professores, lideres de igreja católica, isso porque eles iam atrás de seus direitos e os mais pobres não tinha a quem recorrer.

2- Explique qual é a importância do conceito de prudência (phorónesis) para os gregos.

R: Segundo Aristóteles, é um a qualidade moral necessária ao exercício da atividade filosófica e politica. Também chamada sabedoria, seria uma virtude moral que levaria os indivíduos, por meio da ponderação dos discursos contrários a discernir entre o certo e o errado, justo e injusto.

3- Sob que aspecto o conceito de prudência adquiriu outras nuanças na idade media?

R: Na idade media, influenciados pelo cristianismo, os juristas consideravam o direito natural transcendente: A verdadeira justiça não é humana, mas a divina, portanto os textos legais deveriam harmonizar-se com as sagradas escrituras, optando-se sempre pela solução mais justa de acordo com a religião.

4- O que mudou no conceito de poder, a partir da modernidade?

R: Nicolau Maquiavel inaugurou o pensamento politico moderno ao analisar o tema do poder de modo inédito, abordando-o independentemente de qualquer perspectiva cosmológica ou teológica. Para ele, o poder é forjado nas relações humanas e, como tal, pertence a esse mundo.

5- Qual a importância dos códigos do século XIX?

R: Todo cidadão, mesmo sem titulo de nobreza, passou a poder reivindicar participação em um dos três poderes. Essa participação apresentava, contudo, uma importante ressalva: aquele que integrava um dos poderes ficava impedido de fazer parte dos outros dois. Constituía-se, então, a liberdade politica oi liberdade positiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com