TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos

Exames: Direitos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/8/2013  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade Unisul AD

Ética é uma palavra com duas origens possíveis. A primeira vém do gregoéthos, literalmente "com e curto", que pode ser traduzida por "costume"; a segunda também se escreve éthos, porém se traduz por "com e longo", que significa "propriedade do caráter". Ética como sendo o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal. É um conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano, é a parte da filosofia que aborda o comportamento humano, seus anseios, desejos e vontades. É a ciência da conduta humana perante o ser e seus semelhantes e de uma forma específica de comportamento humano, envolvendo estudos de aprovação ou desaprovação da ação dos homens.

O homem vive em sociedade, convive com outros homens e, portanto, cabe-lhe pensar e responder à seguinte pergunta: "Como devo agir perante os outros?". Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser respondida. Ora, esta é a questão central da a Moral e da Ética. Enfim, a ética é o julgamento do caráter moral de uma determinada pessoa.

Ética e moral ambas estão interligadas na vida do ser humano no nosso dia-a-dia, não fazemos distinção entre ética e moral, a moral é definida como o conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social, a ética é definida como a teoria, o conhecimento ou a ciência do comportamento moral, que busca explicar, compreender, justificar e criticar a moral ou as morais de uma sociedade.

A grande urgência no campo educativo converge, na atualidade, para a necessidade da recuperação do humano. Ou seja, a grande preocupação da educação, funda-se na busca da harmonia consigo mesmo, para a ação honesta e o trabalho, para a criação, para a liberdade, para a contribuição com o mundo, para a tolerância, para a harmonia social e a convivência com os outros, para a cooperação e a compreensão, para a justiça, para a solidariedade; enfim, para conseguir uma vida plenamente humana.

Mesmo com os esforços empreendidos pelo governo Brasileiro , o país precisa aprender a crescer sem atrelar esse desenvolvimento à violação dos direitos humano, ainda que nos últimos anos o país tenha avanço significativamente na diminuição da pobreza e na construção de um Estado mais livre e democrático, os casos de violações ainda são recorrentes. os agentes de aplicação da lei continuaram a usar a força de modo excessivo e a praticar torturas e execuções . Grupos de extermínio e milícias continuam a causar preocupação. Superlotação extrema, condições degradantes, tortura e outros maus-tratos foram registrados nos sistemas penitenciários. Nas áreas rurais, conflitos por terras resultaram no assassinato de diversos ativistas rurais e ambientais. Milhares de pessoas foram despejadas à força para dar lugar à instalação de grandes obras de infra-estrutura. As comunidades indígenas continuaram sendo submetidas à discriminação, a ameaças e a violências em situações envolvendo disputas por terras e a tortura permanece como um problema sério no Brasil.

E se para vivermos em plenitude é preciso usufruirmos do direito à liberdade, poderemos preservá-la somente respeitando nosso semelhante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com