TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discorra acerca da legitimidade do do ato suicida

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

Discorra acerca da legitimidade do ato suicida

O suicídio é/foi parte de grandes deliberações de muitas sociedades, consequências de formas como a cultura se propaga e contextualiza seus mitos, folclores e experiências (religiosas e politicas), unindo um senso comum e um imaginário social, assim, maleando as ideologias sociais e os juízos de gosto, que por inicio não tem um principio objetivo.

Desde tempos da antiguidade o suicídio era julgado, na Grécia os cidadãos condenavam o suicídio voluntário por entender que o indivíduo não poderia tirar a vida que os deuses o entregaram. Já para os cristãos, o suicídio seria, antes de tudo, um ato contrário ao amor-próprio – seria uma afronta a Deus, responsável por dar a vida e por isso, o único capaz de determinar o momento de seu fim.

Com a vinda do Iluminismo, o suicídio passa a ser visto para as correntes que o defendiam como alívio para a sensação de dor. Nessa época, a sociologia se ocupa do tema e Durkheim demonstra que as razões para a conduta seriam exteriores ao indivíduo, repercutindo reflexos da dinâmica social a que o mesmo não se adaptou, tem-se, portanto, a partir de Durkheim e das contribuições da psiquiatria, o suicídio considerado como uma condição psicossocial e não mais um ato à disposição da escolha e livre vontade do indivíduo.

                 Mas fazendo uma analogia em sobreposto de todas essas em que a história propaga, temos em vista que o direito de manter-se vivo é, certamente, um dos direitos mais fundamentais para as sociedades. O princípio ético de que a vida humana é sagrada, transforma como seu dever para essas sociedades e sua religião de se manter vivo, não importando nas quais condições (morais ou físicas) o individuo esteja passando, tirando então a liberdade sobre seu corpo.

        Porém deliberação do ato suicida é tão controverso que abre espaços de debates sobre outros direitos, afinal, um individuo em que possui a liberdade para matar a si próprio, não teria ele a liberdade para quebrar qualquer outra lei? Pois da forma na qual a sociedade para ele se tornou inútil (e/ou vice-versa) romper direitos que devemos cumprir não seria problema, podendo até então causar holocaustos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com