TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discurso de Alibi

Resenha: Discurso de Alibi. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Resenha  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

Discurso Álibi:

Diante dos ensinamentos apresentados em sala de aula, referentes ao Discurso Álibi, podemos entender que a LEP é um Álibi do estado, onde o mesmo usa a lei para convencer a sociedade, mas na verdade tudo não passa de um simples discurso. O estado não aplica a lei de forma coerente onde a própria lei exige que seja interpretada, ele se preocupa mas em convencer a todos do eu pratica-la de forma correta e justa.

Um exemplo que posso destacar diante da questão, são os discursos dos Políticos, podemos interpreta-los como um Discurso Álibi , por que eles desviam seus discursos da realidade.

Há vários tipos de discurso, a diferença está nos argumentos.

O discurso com argumentação de álibi tentara provar e convencer a todos. Tudo depende do argumento.

Na minha opinião o discurso político se relaciona com a questão em epigrafe, por que o discurso politico tem um texto argumentativo, fortemente persuasivo, alicerçado por pontos de vista do emissor ou de enunciadores que representa, e por informações compartilhadas que traduzem valores sociais, políticos, religiosos e outros. Frequentemente, apresenta-se como uma fala coletiva que procura sobrepor-se em nome de interesses da comunidade e com isso convencer a sociedade mesmo que tudo não passe de um simples discurso sem proposto em favor do bem comum de todos. Este discurso está inserido numa dinâmica social que constantemente o altera e ajusta a novas circunstâncias. Em períodos eleitorais, os políticos usam seus discursos para convencer a todos, onde a sua maleabilidade permite sempre uma resposta que oscila entre a satisfação individual e os grandes objetivos sociais da resolução das necessidades elementares dos outros.

O discurso político é, provavelmente, tão antigo quanto a vida do ser humano em sociedade. Na Grécia antiga, o político era o cidadão da "pólis" (cidade, vida em sociedade), que era responsável pelos negócios públicos, decidia tudo em diálogo na "agora" (praça onde se realizavam as assembleias dos cidadãos), mediante palavras persuasivas. Daí o aparecimento do discurso político, baseado na retórica e na oratória, orientado para convencer o povo.

O discurso político implica um espaço de visibilidade para o cidadão, que procura impor as suas ideias, os seus valores e projetos, recorrendo à força persuasiva da palavra, o convencimento, instaurando um processo de sedução, através de recursos estéticos como certas construções, metáforas, imagens e jogos linguísticos. Na verdade esse discurso político tudo não passa de uma ilusão, que infelizmente consegue convencer o povo onde na prática eles fogem da realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com