TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertação Sobre A Fragilidade Da Democracia Comtemporanea

Trabalho Escolar: Dissertação Sobre A Fragilidade Da Democracia Comtemporanea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  2.045 Visualizações

Página 1 de 2

A fragilidade da democracia contemporânea

Embora no Brasil, tenha se aplicado uma linha de pensamento que argumenta que vivemos em uma democracia, com regras e procedimentos que regulam a vida política, eleições regulares e eleições transparentes, seria um erro sugerir que uma teoria democrática, assentada em aspectos procedimentais, seja suficiente para explicar a complexidade do processo político. De acordo com o livro de Platão (428 – 348 a.c) A República, explica que o governo deve agir com transparência para com os cidadãos; o que não ocorre no Brasil já que muitas das atitudes tomadas não são transparentes e não há devidas decisões e que essas estejam de acordo com a vontade da maioria já que vivemos em uma democracia.

Trazendo a tona as questões de democracia, se pararmos para pensar, vivemos realmente em uma democracia? O governo esta realizando as nossas vontades? Se pensarmos bem, esta democracia na qual vivemos não nos favorece tanto assim!

No país onde vivemos temos ‘direito’ de nos manifestar, porem, nunca é visto de uma forma boa e é sempre colocado como um ato de vandalismo. No país onde vivemos temos direito a voto, porem, o candidato a vencer é aquele que as propagandas enfatizam mais. No país onde vivemos temos liberdade de expressão, porem, se algo que você disser acabe fazendo uma má imagem de alguém importante, provavelmente você será multado ou preso. No país onde vivemos roubar é crime, porem, se a pessoa ‘importante’ roubar milhões e este talvez nem mesmo tenha que devolver o dinheiro.

Talvez a democracia do nosso pais não seja bem uma democracia igualitária, mas sim, uma democracia apenas para aqueles que possuem bens ou dinheiro, e isto é devido à divisão de classes. Só iremos conseguir viver em um estado justo, quando o governo for mais transparente com todos os cidadãos e haja mais espaço para todos terem acesso ao que acontece no país, e assim decidir por meio do voto popular se aquela opção de mudança ou escolha é interessante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com