TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Familia Comtemporanea

Casos: A Familia Comtemporanea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  2.161 Palavras (9 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 9

Uma Ánalise Da Familia Contemporanea

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 50 000 Trabalhos e Monografias

Categoria: História

Enviado por: Carlos 18 dezembro 2011

Palavras: 3500 | Páginas: 14

...

É família conhecida como tradicional. É o tipo mais comum formado por casal e filhos, é conjunto de membros.

3. Família recomposta

É formada por novos casais que certamente não tiveram êxito na primeira relação, então constroem uma nova relação. Todos moram na mesma casa. Podem ter filhos da relação antiga, por serem de pais diferentes, de costumes diferentes, acabam entrando em conflito pela diferença de regras.

4. Família extensa

É a família tradicional, também chamada de nuclear, porém não formada apenas por pai, mãe e filhos, mas que se acrescenta pai ou mãe de um dos casais. Formando assim uma família extensa com encontro de gerações.

A família contemporânea

Chegamos ao século XXI com a família pós-moderna ou pluralista, como tem sido chamada, pelos tipos alternativos de convivência que apresenta.

Antigamente a família tinha um chefe que era responsável pela despesa da casa, o patriarca da família. Que decidia tudo. O homem era visto pela sociedade como principal membro, a mulher era apenas vista como aquela que era responsável pelos cuidados do lar, do aprendizado dos filhos. A mulher não tinha voz ativa, repudiava seus sentimentos, submetia ao seu esposo seguindo os ensinamentos de seus pais, sua cultura fazia parte daquela época. Tendo que permanecer casada mesmo se o casamento não estivesse bem, era obrigada a permanecer na relação por conta da sociedade, pois naquele tempo a mulher separada era má vista pela sociedade, existia o fator socioeconômico, não tinha uma profissão, e por conta de criar filhos sem pais por perto poderia ser uma catástrofe familiar. Sendo assim a mulher era obrigada a exercer seu papel social, de esposa, mãe e passar aquela imagem acolhedora, mesmo estando sofrida por não exteriorizar seus sentimentos.

A necessidade da época era prevalecer à dignidade seguindo os preceitos morais e éticos da família seguindo sua cultura passada de geração em geração.

A mulher ao longo da transformação da sociedade o fator socioecômico é obrigada a deixa de exercer tão somente o papel de mulher e mãe, passa então também a sair de casa exercendo papéis sociais importantes na sociedade. Auxiliando o esposo em conjunto em busca de uma situação financeira, com independência. Vive em conflito constante, entre trabalho e família, pois a uma cobrança de seu companheiro, de seus filhos, estagnada de rompimentos em virtude da nova visão de mundo. Com isso os homens que às vezes perdem seu emprego e são obrigados a serem sustentados pela mulher, tornando para ele uma imensa vergonha.

Barreto (2000) afirma ainda que as mulheres se encontrem em conflito constante entre a realização pessoal e o cuidar da família, deixar os filhos pequenos ou em fase de amamentação aos cuidados de outros a fazem vivenciar a culpa e cobrança de 'abandono'. Da mesma forma, para os homens, é motivo de vergonha ficar em casa desempregados e doentes. Muitas vezes o retorno ao mercado torna-se impossível por variados fatores e em casa enfrentam críticas, cobranças, separações, sendo freqüente a humilhação.

Quando falamos em família, logo pensamos em laços consangüíneos. O estudo da família consiste na compreensão de um grupo social. Grupo que sofre transformações passa por mudanças influencias pelo capitalismo.

“Antes, na família atribuía-se ao homem a tarefa de prover o lar e à mulher os cuidados com a casa e com as crianças. Os dados recolhidos mostram que esse quadro está se modificando com maior participação das mulheres no mercado de trabalho e dos homens no trabalho familiar. As posições de gênero e as relações de poder ainda persistem mais são atenuadas diante das necessidades de sobrevivência, da impossibilidade do exercício dos papéis estereotipados de gênero e da circulação de idéias de modelos e de identidade de condutas sociais mais flexíveis (VAISTMAN, 1997).”

Com a vida contemporânea tudo começou a se transformar, as pessoas começaram a buscar objetivos de interesse familiar, principalmente a mulher. A mulher tornou-se tão necessário para a sociedade seja no âmbito familiar ou social, a mulher apesar de sua ausência, quanto em casa como na falta de seus afazeres domésticos não esquece não tem conciliar trabalho x falia, amor martenal e sua necessidade de buscar proventos para beneficiar sua própria família, sem esquecer-se de seu papel social, de educadora de seus filhos. A transformação de um novo mundo, fez com a mulher crescesse natural, houve uma necessidade de equilíbrio. A mudança das famílias influencia e é influenciada pelo novo modelo de vida.

A família contemporânea passa por dificuldades de relacionamento dentro de seu lar, os pais passam mais tempo fora de casa, à mãe com seu emprego muitas vezes não possuem tempo suficiente de observar o andamento da criança em seu período escolar, não dão a atenção merecida ao filho. As crianças de hoje estão se tornando adultos precoces, talvez não por querer, mas sim porque a vida real deste mundo globalizado os transformou. Algumas crianças devido à falta da família passam a ter transtornos, mudanças de comportamento.

Alguns filhos não respeitam mais seus pais, desobedecem às normas impostas em casa, é como se fosse um uma torre que desabassem, tudo que foi ensinado, em tão pouco foi esquecido. Existem ainda aquelas crianças que costumam até mesmo a fazer coisas erradas, como furtar, somente para chamar atenção dos pais. Outros passam a maior parte do tempo em brinquedos eletrônicos, vídeo games, computadores

Devido a tantas transformações muitas famílias estão esquecendo-se de seus valores, suas culturas, ensinamentos que foram passados de geração em geração. Deixando de lado os costumes, por outro lado existe ainda aquela família que mesmo sendo moderna, que se afastam por conta do trabalho não abandonam seus princípios e fazem de tudo para que sejam felizes mesmo com a influência do capitalismo, que permeiam entre os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com