TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disserte a cerca da teoria sobre a cidade ideal de Platão

Seminário: Disserte a cerca da teoria sobre a cidade ideal de Platão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  Seminário  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  784 Visualizações

Página 1 de 3

1) - Disserte a cerca da teoria sobre a cidade ideal de Platão.

Platão formulou uma cidade ideal, onde haveria a tão sonhada justiça.

Essa cidade era fundamentada na divisão do trabalho.

Platão dividiu os homens em três classes distintas:

Artesãos: Se dedicariam a produção de bens matérias

Guerreiros: seriam responsáveis por defender a cidade de possíveis males

Filósofos: deveriam dirigir a cidade e zelar pela obediência das leis.

Platão dizia que cada pessoa nascia com aptidões distintas e que elas definiam a que classe as pessoas pertenceriam.

2) – Disserte a cerca da teoria filosófica de Thomas Hobbes.

Thomas Hobbes era defensor do absolutismo, e apregoava para uma diminuição da liberdade individual para garantia de ordem social.

Segundo Hobbes, o homem era mau por natureza, e sem uma "força maior" (Estado, representado pelo soberano) que policie suas ações, o homem viveria em constantes conflitos. Então Hobbes entendia que todos os indivíduos deveriam se submeter ao Estado, que com suas leis garantiria um convívio social ordenado. Essa submissão do individuo ao Estado seria por meio do "contrato Social", no qual o individuo teria sua liberdade reduzida como garantia de ordem social.

3) – Disserte a cerca da teoria filosófica de Rousseau.

Rousseau propõe um Estado governado de acordo com a vontade geral do povo e capaz de oferecer igualdade jurídica a todos os cidadãos. Para Rousseau o homem nasce bom e sem vícios – o bom selvagem – mas depois é pervertido pela sociedade civilizada. Da mesma forma, o homem nasceria livre, mas por toda parte se encontraria acorrentado por fatores como sua própria vaidade, fruto da corrupção do coração. O indivíduo se tornaria escravo de suas necessidades e daqueles que o rodeiam, o que em certo sentido refere-se a uma preocupação constante com o mundo das aparências, do orgulho, da busca por reconhecimento e status. Ele acreditava que através de um contrato social do qual prevaleceria a soberania da sociedade e a soberania política da vontade coletiva, seria possível preservar a liberdade natural do homem e ao mesmo tempo garantir a segurança e o bem-estar da vida em sociedade.

4) - Explique de forma clara e objetiva os pensamentos de Miguel Reale e Hans Kelsen, diferenciando.

Hans Kelsen tentava fazer do direito uma ciência, para tal, o direito necessitava de um objeto estudo, assim seu objeto de estudo próprio era a norma, com isso ,o direito se tornou um puro normativismo, fundamentada em uma extrema lógica formal. Desta forma, o ordenamento jurídico deveria prevalecer sobre o dinamismo social, volta principalmente para controle, vigilância e punição. Alem disso Kelsen faz uma diferença entre norma legitima e norma legal. A legalidade de uma norma provem da pura racionalidade normativo, já para a legitimidade é necessário o aval do povo, da população.

Outro filósofo de suma importância para o direito,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com