TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade

Casos: Diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é discutir a Diversidade humana no contexto da nossa sociedade como uma possibilidade de enriquecimento da prática pedagógica e da democratização dos espaços escolares.

Nessa perspectiva, o presente trabalho possui uma relevância muito grande no que diz respeito aos vários tipos de Diversidade existentes em nossa sociedade, sejam eles no campo cultural, histórico ou linguístico.

2 DESENVOLVIMENTO

O Brasil é um país multicultural devido às migrações que ocorreram desde seu descobrimento e que perduram até hoje. Desta forma, o leque de diferenças culturais brasileiras que se aflora no povo apresenta-se, principalmente, no ambiente escolar.

A escola é um espaço de transformação individual e social. Quando a criança chega à escola, ela traz consigo a sua cultura, língua, crença; mas está sedenta de novos saberes, de buscar novos aprendizados, novas culturas. A escola tem a possibilidade de apresentar novos conhecimentos para essa criança, não negando a bagagem que esta trouxe consigo, mas ampliando os diversos tipos de cultura brasileira, enfatizando a importância da diversidade cultural no ambiente escolar, bem como o respeito uns pelos outros.

2.1 FIGURA 1: A DIVERSIDADE HISTÓRICA

Foto 1: Operária em um torno mecânico numa fábrica no Texas em 1940.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Proletariado

A força de trabalho da mulher passou a ser intensamente requisitada em nossas primeiras fábricas, tornando-se maioria em muitos setores, como o têxtil e o de alimentos. Apesar de exploradas, as mulheres operárias contribuíram na luta pela autonomia feminina. Mesmo recebendo salário inferior ao dos homens, igualavam-se a eles ao sair dos seus lares para trabalhar nas fábricas e completar o reduzido orçamento familiar. Elas mostravam que podiam executar outros trabalhos além das tradicionais profissões de enfermeira e professora.

Apesar do elevado número de trabalhadoras presentes nos primeiros estabelecimentos fabris brasileiros, não se deve supor que elas foram progressivamente substituindo os homens e conquistando o mercado de trabalho fabril. Ao contrário, as mulheres vão sendo progressivamente expulsas das fábricas, na medida em que avançam a industrialização e a incorporação da força de trabalho masculina. As barreiras enfrentadas pelas mulheres para participar do mundo dos negócios eram sempre muito grandes, independentemente da classe social a que pertencessem. Da variação salarial à intimidação física, da desqualificação intelectual ao assédio sexual, elas tiveram sempre de lutar contra inúmeros obstáculos para ingressar em um campo definido, pelos homens, como “naturalmente masculino”.

As duas grandes guerras mundiais favoreceram a emancipação feminina. Como os homens foram para a guerra, muitas mulheres passaram a trabalhar nas indústrias e outro fator fundamental para a libertação feminina foi a invenção da pílula anticoncepcional nos anos 60.

As mulheres emanciparam-se, entraram no mundo do trabalho, passaram a votar e participam das mediações no mundo da política. Fatos esses que não se completam de forma plena, pois ainda hoje, existe a desvalorização do trabalho em algumas profissões. Na esfera doméstica há violência e ainda prevalecem os baixos salários em relação aos homens. Diante da imposição do paradigma, este ainda não aprendeu a conviver com a emancipação feminina. Numa perspectiva inclusiva busca-se unir a diversidade de ideias com acessibilidade no intuito de humanizar e emancipar. De modo que possam tornar-se autônomas e conscientes da sua importância no mundo para desenvolver uma cultura de paz.

2.2 FIGURA 2: A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA

Imagem 1: Dramatização: Variação linguística

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/-SE8UrV91P_4/TaR7hCMBxMI/AAAAAAAAAJ0/f8nCXRvbSvs/s1600/capoliglota.jpg

A diversidade linguística é aquilo que pertence ou que está relacionado com a linguagem (o sistema de comunicação que nos permite abstrair e comunicar conceitos) ou com a língua (o sistema de comunicação verbal próprio dos seres humanos).

A diversidade linguística está relacionada com a existência e a convivência de línguas diferentes. O conceito defende o respeito por todas as línguas e promove a preservação daquelas que se encontram em vias de extinção por falta de falantes.

Uma língua desaparece quando morre o último integrante do grupo social que a fala. Nestes casos, falha a transmissão de geração para geração através da qual os pais ensinam a língua materna aos seus filhos. O desaparecimento da língua implica uma perda importantíssima e irrecuperável de conhecimentos: por isso, a diversidade linguística é igualmente relevante.

Estima-se que existem mais de 6000 idiomas no mundo. A Oceania é o continente com maior diversidade linguística pelo fato de haver numerosos grupos aborígenes que defendem a sua língua nativa. Noutras regiões do mundo, em contrapartida, uma língua dominante impôs-se sobre as restantes. É o caso, por exemplo, dos Estados Unidos da América, onde o inglês levou à extinção das línguas da maioria dos habitantes nativos.

2.3 FIGURA 3: A DIVERSIDADE CULTURAL

Foto 2: Diversidade cultural

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com