TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documentário Olhos Azuis

Pesquisas Acadêmicas: Documentário Olhos Azuis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  857 Visualizações

Página 1 de 3

OLHOS AZUIS / ELOGIO DA SERENIDADE

1. INTRODUÇÃO

1.1 Objetivo Geral

O trabalho tem como objetivo geral a realização do estudo de forma a levar os alunos a terem uma visão maior acerca do tema abordado, que têm princípios baseados na ética, moral e cultura em relação à disciplina do curso de Direito, sendo assim, os alunos podem vivenciar o assunto mais aprofundado na matéria de Filosofia.

1.2 Objetivo Específico

Abordar as diferenças culturais, em específico, o racismo e outros estereótipos.

2. DESENVOLVIMENTO

Olhos azuis – A natureza do preconceito.

O documentário “olhos azuis” aborda um tema muito atual, o Preconceito.

A professora Eliott após estudos e muita observação sobre o comportamento preconceituoso dos norte-americanos, em seu workshop fez um trabalho com algumas pessoas para mostrá-las que elas muitas vezes praticavam o preconceito sem nem mesmo se dar conta, ela e o grupo que a ajudaria a alcançar seu objetivo vão simular atos de discriminação contra pessoas com olhos azuis, a professora explica que quanto mais claro forem seus olhos mais claros serão sua pele e cabelos, e quanto mais escuros forem seus olhos, mais escuros serão estes outros também. Ela mesma afirma ter sido alvo de preconceito por ter iniciado tal trabalho, e também sua família. Ela diz ter tido a idéia de realizar este trabalho depois de estudar sobre o que os nazistas fizeram no holocausto (pretendiam fazer uma raça de arianos, pessoas claras, loiras, de olhos claros), um dos pontos analisados para selecionar quem entraria nas câmaras de gás era a cor dos olhos. Depois da morte de Martin Luther king a professora então decidiu que faria o mesmo, escolheria um grupo e baseado em uma característica física, algo que as pessoas não pudessem ter controle, a cor dos olhos. Estudando ela comprovou sua suspeita sobre algo que via em filmes e ouvia falar, na época do Holocausto tentava-se fazer experimentos sem anestesia para mudar a cor dos olhos, assim poderiam mudar de castanhos para azuis os olhos dos judeus que encontrassem, para tentar encaixá-los na raça “superior”.

Eliott com seu trabalho pretendia mostrar por um período curto de mais ou menos duas horas e meia como era ser tratado como os negros norte-americanos eram tratados, debaixo de um fortíssimo preconceito, uma forma agressiva e hostil, fazendo com que muitos dessem conta do que faziam eles e outros próximos a eles , com negros ,gays ,lésbicas ,idosos ,deficientes, mulheres..

Uma verdade que a professora defende muito e deixa explícita em seu trabalho é que o preconceito acontece por que permitimos, enquanto acharmos que nossa atitude apenas é incapaz de obter mudança e transformação, o racismo e as diversas formas de discriminação vão se perpetuar, pois se cada um achar que não deve ajudar uma pessoa alvo do preconceito, por “não ter a ver”, quando este for o alvo, ficará sem defesa, como aqueles a quem ele não quis defender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com