TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Olhos azuis

Por:   •  7/10/2015  •  Dissertação  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA DO FILME: INFÂNCIA ROUBADA

Este filme ganhou diversos prêmios entre eles o Oscar, narra a trajetória de um menino negro, com sua gangue de assassinos e assaltantes pelas ruas miseráveis de um bairro na África, de sua formação a sua redenção o protagonista Tsotsidemonstra claramente que a falta da educação e amor na vida do jovem o torna sem decência e escrúpulos onde em um mundo de violência e pobreza a morte aparenta ser a única saída.

É uma triste história de um garotofrio,membro de gangue que em um dos seus atos, rouba um carro sem perceber que em seu interiorhavia um indefeso bebêdo qual ao invés de matá-lo ou abandoná-lo, o que se esperaria de um marginal delinquente, ao contrário, ele se comove e vê no bebê uma forma de se redimir por todos seus pecados, até mesmo porque ele já foi uma criança indefeso e abandonado.O filme mostra passagens de sua infância, sua mãe está morrendo e o pai não o quer perto dela, o cachorro da família parecia ser o único amigo que Tsotsi tinha e o indefesso cachorro, o qual num ato de fúria e embriagues é morto pelo pai, diante essa fúria o garoto foge e passa a viver na rua surgindo assim um violento criminoso, talvez pela falta de afeto familiar mais precisamente do pai.

Porém quando o garoto se vê diante de um bebê filho de uma mulher a qual ele mesmo baleou, ele acaba se tendo um ato talvez impensado a cuidar da criança, como se quisesse dar todo o afeto que havia sido negado a ele pelo pai. Mediante esse impensado ato de amor o protagonista passa a ver as coisas á sua volta com um novo olhar distinguindo as pessoas que realmente seriam seus amigos e de certa forma tinha carinho por ele.

Tsotsi vê no bebê uma forma de redenção porém ela se torna em vão quando o protagonista fica sem saída a não ser a de se entregar a polícia, como se para consertar um erro e se redimir fosse necessário um castigo ou punição.

Com essa imagem de um garoto tomado pelo ódio e rancor, naturalmente esperavamos que Tsotsi reparasse seu erro sem expor-se ao castigo, ao invés disso levanta seus braços arrependido pois sabe que somente ele poderia consertar seu erro, mesmo sabendo que poderia tentar fugir, brigar ou mesmomorrer. Felizmente talvez vemosa redenção quando Tsotsi devolve a criança roubada sem ter lhe causado sofrimento algum.

As trocas de olhares entre os personagens são mais fortes e de mais valor do que o próprio diálogo, demonstrando e correspondendo de forma positiva quecom os olhos transmiti-se o medo, insegurança e até mesmo sofrimentos. Talvez a historia do filme seja comum tendo em vista vivermos num país dedesigualdade social e ausência de moral e ética.

A cena da rendição poderia então ser compreendida como a oportunidade de Tsotsitrocar sua vida pela de David deixando para trás toda maldade e crueldade que cometeu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com