TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EAD EDUCATIONAL EDUCATIONAL MANIFEST

Tese: EAD EDUCATIONAL EDUCATIONAL MANIFEST. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  Tese  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 3

MANIFESTO DOS EDUCADORES EM FORMAÇÃO DA EAD

Na hierarquia dos problemas nacionais, nenhum sobreleva em importância e gravidade ao da educação. Nem mesmo os de caráter econômico lhe pode disputar a primazia nos planos de reconstrução nacional. O maior legado do manifesto foi ter retirado a educação do sistema censitário que ainda existia. A educação não poderia mais ser um privilégio de classe, mas um fator para o próprio projeto de desenvolvimento do país.

O Manifesto dos Pioneiros, a princípio sem diretrizes definidas, foi um movimento renovador que inaugurou uma série fecunda de combates de ideias, preparando o ambiente para as primeiras reformas impelidas para uma nova educação em nosso país. Teve o mérito de trazer a primeira proposta concreta no sentido da integração dos diferentes níveis de ensino e influenciar, de maneira marcante o capítulo da educação na Constituição de 1934, que incorporou a gratuidade do ensino, reconheceu a educação como um direito de todos e estabeleceu a universalidade do ensino primário. De acordo com os educadores integrantes do Manifesto, a proposta de renovar a escola tradicional, objetivava-se a aplicação da verdadeira função social da escola, pautadas na democracia e na hierarquia das capacidades, enaltecendo o exercício dos direitos dos cidadãos brasileiros no que se refere à educação, como pública, única, mista, laica, gratuita, obrigatória e de qualidade, onde o individuo seria o centro de todo o processo educacional, sendo respeitado em seus interesses e em sua evolução intelectual, podendo experimentar os resultados a serem alcançados e não recebê-los prontos. Há de salientar-se que a ideia de se construir um sistema de educação sob a organização do Estado, afirmando que “cada indivíduo” tem o direito a uma educação integral e sendo, portanto, dever do Estado “... considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações como uma função social e eminentemente pública...” O Manifesto separou a educação no Brasil em um antes e um depois, o “velho” do “novo”, fazendo com que a educação nunca mais fosse a mesma.

A Educação a Distância (EaD) não é uma forma recente de transmitir conhecimento, visto que desde o século passado existem experiências nesse campo. No entanto, é inegável o impulso obtido na última década, principalmente em função da facilidade de utilização dos recursos da informática e da popularização do acesso à Internet. Apesar disso, em virtude das desigualdades sociais, a realidade brasileira é bem diferente de outros países, sendo ainda pequeno o contingente populacional que utiliza novas tecnologias e somente 5% da população possuem acesso à grande rede. Uma perspectiva ampla de gestão da educação básica, envolvendo os sistemas e as escolas, deve considerar: as etapas e modalidades desse nível; instâncias e mecanismos de participação coletiva; a transversalidade da educação especial; a educação ao longo da vida, o papel das tecnologias de informação e conhecimentos, bem como as tecnologias e os conteúdos multimidiáticos, visando à inclusão digital; o currículo, tempo e espaços formativos; a avaliação processual, somativa e diagnóstica; a integração do ensino médio e da educação profissional; novas perspectivas para a educação infantil; ensino fundamental de nove anos; educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com