TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETICA DE ARISTOTELES

Pesquisas Acadêmicas: ETICA DE ARISTOTELES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

1- Os contratualistas são aqueles teoricos dentro do Direito natural que defendem a ideia de que a sociedade civil e o Estado seguem ou são constituídos do marco encontrados celebrados entre individuos. Nesse sentido o contratualismo se apresenta como uma varíavel teórico dentro do universo jusnaturalista.

Obs: Nem todos os contratualistas são jusnaturalistas

No caso espécifico de Hobbes o contrato se justifica no momento em que os individuos que vivem no Estado de Natureza sob a tensão da guerra de todos contra todos pactuam a constituição de um Estado forte em que o fim ( objetivo) é debelar as incertezas ( insegurança , morte violenta ) próprias do Estado de Natureza ( não existe barbárie , total ausência de Estado , ninguem é dono de nada e ao mesmo tempo todos são donos de tudo)

2- O Estado de Natureza nunca teve uma existência histórica , nunca teve uma existência fática , logo é uma construção dos contratualistas para fundamentar a ideia de Estado. No caso de Hobbes , por exemplo que ao elaborar as condições do Estado de Natureza ele pensa em dizer que : na ausência de um Estado presente o que resta é a guerra de todos contra todos. O contrato para os contratualistas é um artificio que formalmente institui a existência do Estado.

A expressão Estado de Natureza pode ser designada como uma referência hipótetica a uma condição não - política em que há uma pluralidade de individuos titulares de direitos naturais originários. O que ocorre no Estado de Natureza é ausência do poder político centralizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com