TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETICA NO TRABALHO

Trabalho Universitário: ETICA NO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

O tema apresentado nesse artigo para estudo é uma noção mesmo de básica sobre ética na profissão. O autor conceitua o termo ética como sendo um campo de reflexões filosóficas que busca conhecer as relações entre os seres humanos, entre estes e a natureza e seu modo de ser, de pensar e agir.

Todos nos vivemos em sociedade, esta por sua vez possui princípios/moral que influencia totalmente nas tomadas de decisão do nosso dia a dia, uma pessoa deste de criança ganha dos pais a educação de não responder os mais velhos e não desobedecer e de acordo com o que vamos crescemos as nossas responsabilidades, deveres e compromissos aumentam. Quando começamos a nossa vida profissional temos o anseio de crescer dentro da organização, ai fica a pergunta como crescer profissionalmente com ética? No mundo competitivo que vivemos muitas das nossas atitudes pode ser avaliada de diferente modo, por exemplo, na hora de se fechar um contrato com uma empresa para construir um edifício ou prestar um serviço, muitas empresas aceitam pagar propina para conseguir o contrato, mais como sabemos isso é ilegal e por que muitos ainda tem essa atitude, esta questão que relaciona a ética profissional deve ser analisada a partir do princípios que muitos dentro do seu local de trabalho "esquecem" valores que aqui fora deste ambiente prezam tanto, tornasse propícios a tomadas de decisões incoerentes.

Como já foi falado o profissional sabe muito bem distingui o certo do errado, na transferência de valores dentro da família, quanto nas própria regras da empresa, os problemas morais e éticos surgem a partir do ponto em que no Brasil tudo que é errado de certa forma esta certo, se nunca deu errado ate hoje não é agora que vai dar, seja no simples ato de aceitar um suborno, furar uma fila, fazer um "gato" na energia ou água, quem segue a risca o que foi determinado é tarjado de puxa saco, mala, ou seja, vivemos em uma sociedade que fala uma coisa mais que na pratica realiza algo totalmente diferente.

O autor deixa bem claro que estamos vivendo cultivando uma sociedade em que o importante é o interesse próprio o bem do coletivo só ganha espaço quando a pessoa em questão também é beneficiada.

Muitos dos problemas que enfrentamos hoje é um reflexo das atitudes que tomamos, talvez pensar em uma sociedade que segue a risca seus valores, cresças e costumes seja uma utopia no ambiente profissional temos que ser capasses de levar os nossos valores a frente da tomada de decisões e não ver que isso só atrapalhara o seu avanço precisamos urgentemente de um povo que seja coerente, justo e principalmente que respeite tanto a si quanto ao próximo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com