TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETNOCENTRISMO

Resenha: ETNOCENTRISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Resenha  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 2

Etnocentrismo

O etnocentrismo é um conceito elaborado pela antropologia para fazer alusão à tendência que tem uma pessoa ou um grupo social em interpretar a realidade a partir dos seus próprios padrões culturais. Esta prática prende-se com o facto de acharmos que a nossa própria etnia e as respectivas práticas culturais são superiores aos comportamentos de outros grupos.

Uma visão etnocêntrica julga e qualifica os costumes, as crenças e a linguagem de outras culturas de acordo com uma cosmovisão considerada desejável (sendo que esta é sempre e a própria). As diferenças entre um e outro grupo constituem a identidade cultural.

O etnocentrismo é uma tendência comum a qualquer grupo humano. É hábito que os elementos da própria cultura sejam qualificados ou comentados em termos positivos, descrevendo pejorativamente as crenças e os costumes de outrem. As práticas que nos sejam próprias são consideradas normais e, inclusive, lógicas, ao contrário dos comportamentos alheios, que consideramos exóticos e que pouco ou nada entendemos.

Os antropólogos e outros científicos sociais devem esforçar-se para não cair no etnocentrismo na hora de analisarem as culturas que lhe forem alheias. O investigador deve lutar constantemente contra a tentação de considerar a sua própria estrutura cultural como sendo normal ou superior para realizar um trabalho objetivo. O etnocentrismo também impede a aprendizagem (não posso aprender com base em algo que considero inferior ou menos valioso do que aquilo que já tenho).

O respeito pela própria identidade não implica ter una visão etnocêntrica do mundo: pelo contrário, ao valorizarmos as diferenças culturais, estamos a realizar a nossa própria história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com