TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ed fisica

Por:   •  11/10/2015  •  Seminário  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho de Educação Física

Tema: Preconceito nas atividades físicas

  1. O que é preconceito?

Preconceito é uma forma discriminativa de agir em relação ao outro, a coisas e situações. É um conceito previamente estabelecido desconhecendo as razões e muitas vezes o individuo discriminado. Seres humanos possuem preconceitos ditados pelos meios de comunicação e por regras sociais. Definem suas opiniões, crenças e valores adquiridos ao longo da vida e estabelecem parâmetros que "rotulam" os que não concordam ou compartilham de suas opiniões. Respeitar ao outro é essencial para se extinguir o preconceito.

  1. Quais os benefícios da atividade física?

Com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom"). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas. Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da autoestima. Há redução da ansiedade e do estresse, ajudando no tratamento da depressão. A atividade física pode também exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar.

  1. Quais formas de discriminação você observa nas atividades físicas?

Atualmente o tema preconceito tem vindo à tona por vários motivos e um dos menos comentados é o do preconceito nas atividades físicas. Com a crescente manipulação da mídia muitos acreditam que certas atividades não são praticáveis por certos grupos de pessoas. Um exemplo disso é a constante diferenciação entre homens e mulheres, pois não se vê muitas atividades mistas, a maioria das vezes é separada por gênero. Outro preconceito é o de que pessoas com algum tipo de deficiência só podem competir com pessoas com um problema similar. Muitas dessas diferenciações são feitas para privar os indivíduos de um preconceito, mas é preciso ver que isso só acentua o problema ainda mais, é como se as mulheres nunca poderiam vencer os homens e os deficientes nunca seriam bons o suficiente.

  1. Comparar as características físicas e psíquicas de um homem e uma mulher.

A estrutura corporal masculina por conter testosterona (hormônio masculino), apresenta mais músculos e pelos. Já a estrutura corporal feminina contem  progesterona e o estrogênio (hormônios femininos) por isso seus traços e músculos são mais delicados e possuem muito menos pelo, mas consequentemente as mulheres conseguem suportar mais dores do que os homens. Essas diferenças muitas vezes são vistas como um fator de diminuição da mulher, pois ela seria hipoteticamente mais fraca que o homem.

  1. Existem atividades físicas que são só para homens e outras só para mulheres?

 Todas as atividades físicas são para ambos os sexos, acontece que devido à estrutura corpórea de cada um, a forma, quantidade e resistência no exercício, serão adaptadas, de forma que a integração seja total e é por conta disso que algumas modalidades são feitas especificamente para o gênero como, por exemplo, as argolas nas competições de Ginastica Olímpica que são usadas por apenas por homens.

  1. Existem atividades físicas com maior risco para homens e outras para mulheres? Se existir quais? E por quê?

A atividade física só tem riscos em pessoas com doenças já existentes (como por exemplo, o diabetes), sem acompanhamento médico, sem orientações profissionais ou sedentárias que iniciaram atividades físicas pesadas em um curto espaço de tempo. Tanto homens quanto mulheres conseguem praticar as mesmas atividades físicas com o preparo adequado sem grandes riscos. Tendo em mente que por natureza homens tem mais aptidão para atividades que envolvem força muscular e mulheres para atividades que envolvem flexibilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (176 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com