TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação E Alienação

Dissertações: Educação E Alienação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

Educação e Alienação

Uma das principais características do capitalismo é a transformação dos seres humanos em mercadorias e, principalmente, em máquinas geradoras de riquezas, a educação foi uma das que não escaparam dessa transformação, um bom exemplo disso são as escolas particulares e da transformação da educação pública em uma formatação de força-de-trabalho barata.

O professor, antes visto como o membro principal do processo de aprendizagem ao lado do aluno, vê seu papel social diminuir diante das novas lógicas de mercado inserido no ambiente escolar. A busca desenfreada pela produção de uma mercadoria, no caso aluno o aluno que vai ser uma futura mão de obra na sociedade, faz com que o professor passe por um verdadeiro processo de alienação. o docente é obrigado, por meio de diversas formas, a abrir mão da elaboração autônoma de suas aulas, e adotar conteúdos e normas prontas. Em outras palavras, o professor torna-se um simples cumpridor de tarefas.

Apesar de não ser a única coisa necessaria, o planejamento de uma aula é muito importante para a realidade necessidade da população e qualidade de ensino. Esse planejamento deve ser feito só com a ajuda do professor, mas tambem com a colaboração de colegas e a comunidade escolar. Impor uma forma de ensino ao professor, tira a sua autonomia e o obriga a passar uma educação pronta, é contraditório ao conceito de educação com pratica da liberdade.

Essa realidade demostra a desigualdade que existe entre a educação e pratica que é feita dentro da sala de aula, é uma grande contradição pedagogica um professor aceitar esse tipo de oposição, é de dever de um profissional da educação não ceder a esse tipo de alienação. No entanto esse tipo de resistencia e transformação deve partir de um coletivo, Professores, Coordenação, Supervisores, Diretoria, Alunos e Pais, que juntos podem buscar formas e ações que impeçam a destruição da educação com interesse social e não com interesse no mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com