TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Teorica

Artigo: Educação Teorica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 4

Educação Profissional e Educação em Ambientes não EscolaresDesta maneira, os educadores estarão envolvidos e comprometidos com o autodesenvolvimento e a qualidade social, principalmente, com o desenvolvimento da qualidade de vida da comunidade onde residem e prestam seus serviços. Mestres que, motivados em contribuir com suas visões e ações nos ambientes educacionais, demonstram vontade de aprender a aprender, aprender a ser, a fazer, a viver juntos (DELORS, 1998) e flexibilidade para mudar e fazer a diferença no mundo.

Assim, a otimização no processo de formação do educador, para o mundo globalizado, implica em conquista da autonomia para a construção do próprio caminho na nova trajetória transformacional, o que exige atitude resiliente, ou seja, posturas pró-ativas, organizadas, éticas, positivas, flexíveis, bem como iniciativas educacionais que valorizem a diversidade; e ainda, em participação efetiva nos relacionamentos interpessoais não só em espaços escolares, como também em espaços não escolares.

Metodologia da Pesquisa

A pesquisa "O Perfil do Pedagogo que Atua em Espaços Não Escolares", faz parte da linha de pesquisa: Gestão Educacional e Educação Profissional do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – UniFMU, e foi desenvolvida durante os anos de 2004 e 2005.

O questionamento e interesse que motivaram esta pesquisa foi primeiramente, investigar em empresas do setor privado e organizações não governamentais (ONGs), os pedagogos que estão atuando nestes segmentos, quais são as atividades exercidas por estes, para depois da identificação destes profissionais, fazer juntamente com os mesmos, um trabalho de definição do perfil do Pedagogo que atua em espaços não escolares.

Nosso critério de seleção se fez da seguinte forma: seleção de 50 empresas e 50 ONGs que possuem pedagogos atuando em seu quadro funcional, indicadas pelos professores envolvidos no projeto de pesquisa do UniFMU do curso de Pedagogia.

Este contato foi realizado através de um envio de um envelope selado por parte dos pesquisadores contendo: o objetivo da pesquisa, as instruções, o questionário, a carta e um envelope selado para a resposta. As repostas obtidas pressupõem que as pessoas concordaram em participar da pesquisa não se fazendo necessário uma carta de consentimento.

A metodologia envolveu a análise estatística neste momento da pesquisa para o levantamento numérico e análise descritiva para a definição do perfil. Assim pudemos identificar o pedagogo que atua nessas áreas, traçar seu perfil e comparar os resultados obtidos entre as empresas e ONGs pesquisadas. Esta pesquisa pode no futuro ser ampliada para uma análise qualitativa se houver interesse de ampliação do tema.

Resultados

Esta pesquisa teve sua origem, como mencionado no início dDesta maneira, os educadores estarão envolvidos e comprometidos com o autodesenvolvimento e a qualidade social, principalmente, com o desenvolvimento da qualidade de vida da comunidade onde residem e prestam seus serviços. Mestres que, motivados em contribuir com suas visões e ações nos ambientes educacionais, demonstram vontade de aprender a aprender, aprender a ser, a fazer, a viver juntos (DELORS, 1998) e flexibilidade para mudar e fazer a diferença no mundo.

Assim, a otimização no processo de formação do educador, para o mundo globalizado, implica em conquista da autonomia para a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com