TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Em defesa da sociedade - foucault

Por:   •  6/6/2023  •  Artigo  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 3

        Acima da leitura feita sobre o capítulo “Direito de morte e poder sobre a vida”, observar-se-á que de modo introdutório, o autor nos passa a visão sobre as questões de direito sobre a vida e a morte – além disso, servem posteriormente como pano de fundo para as explicações do segundo trecho que de fato serão analisados aqui – que, resumidamente, discute sobre as questões de dispor da vida da sociedade a partir de pressupostos tanto passados como atuais. Não obstante, é certo então afirmar que em um período clássico da história, a questão que se levantava acima do poder era de um soberano – como por exemplo, o rei – que tinha o direito de apreensão das coisas, ou seja, era este detentor de se apoderar da vida e do tempo das pessoas. Não obstante, com o passar das décadas este poder sobre a vida e a morte vai se transmutando, até que em eras mais atuais, Focault descreve como esse poder apresentado não mais como uma possível ameaça para com a sociedade, mas sim como complemento de um poder que agora vai exercer um papel positivo sobre a vida das pessoas, mas que posteriormente irá se configurar em outras formas que serão consideradas negativas.

        Concomitantemente, dado que no segundo trecho de “Direito de morte e poder sobre a vida”, o autor explora de modo bem claro a interação que os mecanismos de biopoder, as técnicas disciplinares e as tecnologias da regulamentação influencia nos elementos da soberania na configuração do racismo,  entende-se que o argumento de Focault sobre esse tema é que o racismo é uma forma de biopoder que se manifesta na regulamentação das populações com a intenção de promover o controle na vida das pessoas (controle e gestão de suas vidas). O racismo, portanto, não é apenas uma questão de discriminação individual, mas também uma questão de poder e controle do Estado sobre a vida dos indivíduos. Não obstante, o autor aponta que a soberania é um dos elementos que contribuem para a configuração do racismo, uma vez que, a soberania é entendia como uma capacidade do Estado de exercer o controle absoluto sobre um determinado território e população, controle este que é exercido por uma série de técnicas disciplinares.

        Em síntese, essas técnicas disciplinares são complementadas por tecnologias de regulação, permitindo que o Estado tenha o controle da circulação de pessoas e suas atividades, por sua vez, essas tecnologias se fazem essenciais para que haja a implementação de políticas racistas, que se baseiam na distinção entre diferentes grupos racistas e na atribuição de diferentes status sociais e políticos de cada um deles. Sendo assim, as técnicas disciplinares e as tecnologias da regulação, que são fundamentais para o exercício da soberania, são utilizadas para consolidar as praticas racistas e promover a exclusão e o controle de certos grupos da sociedade. Em resumo, Focault argumenta que os mecanismos do biopoder, as técnicas disciplinares e as tecnologias da regulação, são interdependentes e se combinam com elementos da soberania para consolidar práticas racistas que afetam profundamente as vidas das pessoas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (23.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com