TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito da sociedade disciplinar de Foucault e o nascimento da psicologia

Artigo: O conceito da sociedade disciplinar de Foucault e o nascimento da psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  Artigo  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Psicologia

Nome: Sara dos Santos Nascimento

Ciências Contábeis – 3º Período – Noturno

Pergunta trabalhada: Relacione o conceito de sociedade disciplinar em Foucault e o nascimento da psicologia.

O viver em sociedade pode estar ligado a um universo de fatores que conspiram uma determinada ação natural ou artificial de um indivíduo. Através de uma ação, pode-se predizer o tipo de característica que carrega este, sendo estipulada como normal ou anormal. A psicologia como ciência tenta trabalhar e compreender o ser humano, na construção do “saber viver em sociedade”, independente do lugar de convívio ou atuação.

As condições criadas para o nascimento da ciência psicológica se deu com as transformações na forma de pensar e de representar a realidade pós-iluminismo, a partir dos séculos XVIII e XIX em que ocorreu a “revolução científica” e surgiu a definição dos novos campos do saber.

Para Foucault, a psicologia é uma forma de poder que produz normas, sendo também um projeto platônico. Ele sempre se interessou pelo individuo desviante, de forma a compreender as suas ações, dizendo que os saberes da ciência nunca são neutros, e que ela também pode ser classificada como uma forma de poder. Sempre se preocupava em criticar a idéia de normalização. Para ele, o poder disciplinar opera em relação a instituições declaradas como prisões, hospícios, escolas, dentre outras. Dizia que a norma não quer simplesmente limitar uma pessoa a fazer algo que mediante a sociedade seria pecaminoso ou prejudicial, ela quer que a pessoa vá até onde “ela” determinar.

Significar o comportamento social mediante as várias formas imposta pelo meio vivente seria algo instigante. Na visão de Foucault vale a pena ser diferente, o ser normal seria abstrato e tolerável. O que realmente levaria um indivíduo a se comportar de forma “singular”? Seria a imposição da sociedade com a colocação dos seus paradigmas existenciais? ... Pode-se dizer que uma ação “anormal” de uma pessoa ocorreu pela própria imposição a que esta foi colocada.

Quando se dita biopolítica, entende-se o poder sobre a vida. Para Foucault, ela não trabalha com a ideia de limitação, sendo tarefa do poder fazer crescer o indivíduo, não se preocupando com o que pode ocasionar este crescimento. Enquanto o surgimento da psicologia se deu no pós-iluminismo, neste momento “os lugares escuros no homem que o século das luzes quis ver desaparecer”. Neste mesmo século, ele tenta retirar a ideia de verdade ou realidade, dizendo que a maior invenção do século foi à prisão modelo e que a verdade pode sofrer variações.

Foucault acredita que o poder e o saber operam juntos, ou seja, não existe um saber “neutro”, não existe neutralidade na área da ciência. Quando alguém descreve algo a respeito de outrem, esse alguém simplesmente cria a sua descrição de acordo com o seu ponto de vista.

Contrario ao pensamento foucaultiano, a psicologia como ciência se diz concreta e não abstrata. Seu estudo é baseado no comportamento manifesto pelo individuo, de forma a compreender suas diferentes atitudes no ambiente social. Pode-se dizer que ela tenta tratar o comportamento anormal procurando descrever

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com