TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epicuro

Resenha: Epicuro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Resenha  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 3

Epicuro- conhecidíssimo filosofo, epicuro nasceu na Ilha de samos em 341 a.C e, estudou por 4 anos com o plantonista Pânfilo, onde ouviu coisas que não o agradaram e,com pouca idade mudou-se para Téos, a mando de seu Pai, porém retornou a sua terra em 323 a.c, até que em 306 a.c fundou sua escola que se chama o Jardim, onde lecionou até a sua morte.

Epicuro teve sua vida marcada pela dor, por sofrer de calculo renal, e o propósito de filosofia dele era atingir a felicidade, a ausência de dor e a imperturbabilidade da alma, se baseava na tese de que o homem a exemplo do animais de afastavam da dor em busca da felicidade, ou seja, se tal conduta era dolorosa, não se praticava mais a mesma e acreditava que das estralas à alma, tudo era formado por atamos, e partindo desse pressuposto, os átomos são eternos e infinitos, e não se cessavam com a morte, a morte para o homem, acaba o corpo e o individuo, mas o tomo estava livre para se constituir em algo.

Sêneca- quando criança foi enviado a Roma para estudar oratória e filosofia, como todos sabemos como é estudar a fundo conceitos e tudo mais, Sêneca ficou com a saúde abalada por conta dos estudo e passou uma temporada no egito para cuidar da saúde e retornou a Roma em meados do ano 31 a.c , ao analisarmos a biografia de Sêneca veremos que este se tornou um homem polêmico, se formou advogado e orador, e por muito anos foi acusado de muitas coisas.

Sêneca aplicava na prática seus pensamentos filosóficos, apesar de ser um homem rico, vivia da maneira mais modesta possível, a ética erz algo fundamental no seu viver, bebia apenas água e coisas simples.

Para Séneca, o destino é uma realidade. O homem pode apenas aceitá-lo ou rejeitá-lo. Se o aceitar de livre vontade, goza de liberdade. A morte é um dado natural. O suicídio não é categoricamente excluído por Séneca.

Santo Agostinho- Aurélio Agostinho, o Santo Agostinho de Hipona era um importante bispo cristão e teólogo. Nascido na África em 354 e morreu em 430. Sua mãe seguia o cristianismo, e seu pai era pagão.

Lecionou em Roma e milãoSanto Agostinho analisava a vida levando em consideração a psicologia e o conhecimento da natureza, mas acreditava que o conhecimento e as idéias surgiam do divino.

Para ele, nada era mais importante do que a fé em Jesus e em Deus, acreditava também que a biblia deveria ser analisada de acordo com cada época em que vieviamos ou vivemos, 

As obras desse filosofo influenciaram bastante o pensamento teológico da Igreja Católica na Idade Média.

São Tomas de Aquino- Nascido no ano de 1225 na cidade de Aquino, localizada em Roccasecca, iniciou seus estudos aos cinco anos em Monte Cassino, enquanto seus irmãos começaram na carreira military, nesse momento foi que Tomás foi introduzido nas obras de Aristóteles, Averrois e maimônides, os que influenciaram a sua filosofia teológica.

Seu maior premio foi a sintese do cristianismo com um posto de vista aristotelico do mundo, a partir dele a igreja teve uma teologia de fé e razão, a fé fundada na revelação a outra fundada no exercicio da razao humana, ou seja, o rumo a deus.

Criou cinco vias de demonstrações do seu modo de vida, baseada numa digamos hierarquia:

Primeira: primeiro motor movel, ou seja, tudo aquilo que se move, precisa de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com